sábado, outubro 03, 2009

Unidos Venceremos – Pré Adolescentes – Lição 01

"Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica; e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus. Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele, pois tendes o mesmo combate que vistes em mim e, ainda agora, ouvis que é o meu." Fp 1.27-29

Pergunte a um treinador de futebol o que é preciso para vencer. Se ele realmente entender do jogo, atacará três fatores; uma boa defesa, uma boa ofensiva e uma atitude positiva. Acredita você que Paulo cria que os mesmos ingredientes são necessários para que os cristãos tenham vitória sobre seus oponentes?

Uma Estratégia Específica—por Paulo, o Treinador

(1:27. 28) (Uma Competição Atlética) Depois da exortação geral, Paulo faz exortações específicas aos problemas por que passam os cristãos Filipenses. Ele, rapidamente, troca de metáforas. Afastando-se da alusão à cidadania, apela para o conhecimento das competições atléticas dos Filipenses.

1. "Estais firmes em um só espírito"ação defensiva Todo time que deseja competir precisa ter uma estratégia definida. Os adversários que avançam devem ser detidos; não devem fazer pontos.

Paulo encorajava os cristãos de Filipos a "estarem firmes em um só espírito" contra seus adversários, os adversários do evangelho de Cristo. Seria preciso mais que um crente aqui e outro ali a fim de "segurar a linha." Seria necessária a cooperação da equipe inteira de cristãos de Filipos. Juntos tinham de tomar uma posição defensiva.

E essa posição devia ser "em um espírito'' —o sentimento que une a equipe (um corpo de crentes).

Muitos jogos foram perdidos no mundo dos esportes por causa de moral fraturada. Uma atitude imprópria pode destruir a unidade e a abertura. E por isso que um jogador talentoso pode ficar no banco e ver pouca ação. O talento é necessário, sim, mas uma atitude má solapará a "unidade de espírito" que é vital à vitória.

2. "Como uma só alma, lutando juntos" ação ofensiva
É interessante notar que a palavra lutar na realidade provém de uma palavra grega usada para descrever uma competição atlética (sunathlountes). Dela nos vêm as palavras atleta e atletismo.

Os Filipenses não demoraram em entender a mensagem de Paulo. Para vencer os adversários do Cristianismo em Filipos não apenas tinham de tomar uma forte posição defensiva—permanecer firmes—mas também precisavam exercer um esforço ofensivo—lutar pela fé.

Equipe atlética nenhuma pode vencer consistentemente sem uma estratégia ofensiva e defensiva.

É preciso muito mais que um bom zagueiro, por importante que ele seja. Se os encarregados da defesa não detêm a ofensiva contrária, o goleiro está "frito".

Paulo fala nesta passagem de "lutar como uma só alma". Cristão algum pode vencer sozinho; ele precisa de outros membros do corpo de Cristo. Juntos, como um só coroa devem prosseguir para a vitória em Jesus Cristo. Muitas vezes o corpo local de crentes depende do pastor para lutar pela fé. Ou dependem dos anciãos ou de outro grupo pequeno na igreja. Paulo deixou claro aos Filipenses que cada crente em Filipos devia tomar parte no avanço da causa de Cristo.

3. ''Em nada estais intimidados" —uma atitude de vitória

Uma equipe atlética que se move num campo de jogo deve fazê-lo com uma atitude positiva, uma atitude de vitória. Goste ou não, uma atitude confiante mas realista de "vamos ganhar" traz vitórias.

Isto também é verdade no tocante à competição individual.

Paulo era um bom "treinador". Ele sabia que uma estratégia de êxito contra as forças de Satanás devia conter mais do que habilidade e determinação. Era preciso também uma atitude de confiança, não em seus esforços humanos, mas no Senhor Jesus Cristo. Perto do fim desta epístola, ele dá valoroso testemunho deste fato, escrevendo: "Tudo posso naquele que me fortalece" (4:13).

Então Paulo exorta os Filipenses a que não se deixassem intimidar por seus adversários. Não se intimidem de maneira nenhuma, ordena ele. Vocês vencerão, não importa o resultado; disto Paulo tinha certeza. Não havia ele explicado esta verdade com ilustração de sua própria vida ao falar de sua "libertação"? "Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado", disse ele, "antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte" (1:20).' O desejo constante de Paulo para os cristãos Filipenses era que eles, também, tivessem a mesma ousadia e coragem de exaltar a Cristo em seus corpos, não importando o preço.

2 comentários:

  1. Essa mensagem uma benção em minha vida irei compartilhar com os nosso DOKMOS PRE ADOLECENTES APROVADOS POR DEUS... IGREJA FONTE DA VIDA..

    ResponderExcluir
  2. Flor de Lis,
    Abraços e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.