quinta-feira, outubro 01, 2009

Escatolo...O quê? – Juvenis – Lição 01

A Escatologia suscita diversas imagens nas mentes dos estudantes bíblicos: figuras apocalípticas, sofrimentos, julgamentos de ímpios que rejeitaram a Cristo. Conquanto essas imagens façam parte da Escatologia, não são as únicas nas quais os cristãos devem se fixar em seus estudos. Como praticantes das Sagradas Escrituras, devemos nos ater a questões profundas, como por exemplo, os planos de Deus analisados à luz da Escatologia, o retorno de Israel a Deus, o fim de todo o mal e o nosso eterno e perfeito estado com o Senhor.

Deus, através da Escatologia, nos permite ver como será o fim da História, quando triunfaremos com Ele para sempre. Vejamos alguns aspectos resultantes do Estudo da Escatologia:

Deve nos trazer esperança: Romanos 15.4 diz que as coisas escritas nas Escrituras foram registradas para tivéssemos esperança, e não desespero. Isso se aplica também ao estudo das Últimas Coisas. Esperança não é uma opção para o cristão, mas uma certeza, desde que ele possa ver a mão de Deus nos acontecimentos mundiais.

Mostra a verdade sobre o fim da História: Muitos cristãos questionam o senso de justiça divino quando alguma desgraça lhes sobrevêm, ou quando os ímpios continuam prosperando, mesmo à base de pecado grosseiros. Entretanto, a Escatologia nos mostra que a Justiça triunfará contra toda a maldade, e que Deus há de julgar todas as atitudes malignas e recompensar os que lhe foram fiéis.

Oferece alegria em meio à aflição: Há um tempo determinado por Deus para que todo sofrimento termine e todas as lágrimas sejam enxugadas. Até que esse tempo chegue, diversos fatos ocorrerão, com a permissão de Deus, para nos afligir. Enquanto estivermos neste mundo, estaremos sujeitos à aflição e à injustiça, e esse fato nenhum pregador da "prosperidade"poderá contradizer. É certo que, de acordo com a Bíblia, há muitos problemas reservados para a humanidade rebelde, mas podemos ter a alegria em Deus porque a Igreja não experimentará tais juízos.

Leva-nos para mais perto das verdades bíblicas: A Escatologia possui um terreno rico para debates e fértil para suposições. O mundo à nossa volta mudou bastante nos últimos 30 anos e diversas teorias escatológicas parecem ter perdido suas bases. Para que tenhamos um entendimento correto da Escatologia, precisamos nos ater à Bíblia. Um estudantes comprometido com Deus não desprezará a História quando estudar as Últimas Coisas, mas terá as Sagradas Escrituras como seu verdadeiro manual.

Fonte:

Revista Ensinado Cristão nº 20

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.