sexta-feira, outubro 09, 2009

O Bom e o Mau Atleta – Adolescentes – Lição 02

Introdução

Quando um homem quer investir em algum negócio, se deseja ser bem-sucedido, precisa saber tudo a respeito. Muitos cristãos nunca cuidam de aprender as regras da vida. Jesus apontou isso ao declarar: Os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz (Lc 16.8). Ele queria dizer que os homens do mundo eram mais aptos a conhecer a coisas do mundo, e tinham mais critérios e prudência do que os filhos de Deus. Naturalmente, em assuntos pertinentes ao mundo vindouro, o mais humilde cristão é infinitamente mais sábio do que o mais hábil homem do mundo.

Jesus salientou que, para construir uma torre, um homem deve primeiro calcular o seu custo, a fim de saber se tem recursos para a completar. Os cristãos devem usar bons critérios em todos os seus negócios. (Lc 14.28-30).

A nova vida constitui-se numa experiência de crescimento até a maturidade em Cristo. Este crescimento é responsabilidade de cada pessoa que aceitou Jesus Cristo como salvador. O desenvolvimento do caráter Cristão é uma característica distintiva da fé Cristã. Podemos comparar a vida cristã a vida física. Ao nascimento segue-se o crescimento, não é mera opção. É uma condição indispensável. Leia II Pedro 3:18 e responda: Qual a responsabilidade de cada crente em relação a Cristo? O crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, significa que o cristão deve estar sempre caminhando em direção à meta. O alvo somente será atingido na eternidade, mas é nosso dever prosseguir em direção ao alvo. ( leia Filipenses 3:14 ).

Desenvolvendo um bom atleta cristão

  • O DISCIPULADO É ESSENCIAL - O desenvolvimento do caráter é atingido através do verdadeiro discipulado. Mateus 11:29 - O aprender de Cristo é um imperativo dado pelo próprio Senhor; o discípulo é um aprendiz; ser discípulo de Jesus consiste em estar integrado numa experiência de aprendizagem que dura a vida toda, em convivência com Jesus como Senhor e mestre por excelência. É a obediência aos mandamentos do mestre que caracteriza o verdadeiro discípulo de Jesus. Leia João 15 : 14 - o discípulo precisa aprender a confiar e obedecer, a amar e a perdoar, a sofrer e a servir. A vida de discípulo deve ser a mais autêntica manifestação da pessoa de Jesus Cristo no mundo.
  • O CONTROLE DO ESPIRITO - O discípulo de Jesus encontra no Espírito Santo uma fonte de poder inesgotável que o ajudará a crescer á imagem de Cristo. O discípulo agora não vive mais segundo a carne, mas é chamado homem espiritual ( I Cor. 2 : 14-15 ); sua vida longe de produzir os produtos da carne ( Gálatas 5 : 19-21 ), é um fluir constante da presença do Espírito Santo. Esta presença é manifestada por atitudes e ações, às quais Paulo chama de " Frutos do Espírito " ( Gálatas 5 : 22-26 ) .

    A presença do Espírito em nossa vida é indispensável para o nosso crescimento, até que possamos compreender a pessoa de Cristo e a vontade de Deus. Nosso homem interior é fortalecido, quando o Espírito habita em nós. Podemos conhecer a presença de Cristo em nossos corações através da fé.

  • ALVO DA NOVA VIDA - O alvo, a meta final da nova vida é a semelhança de Cristo. Somos filhos de Deus ( João 1 : 12; Romanos 8 : 14-17 ). Partilhamos da natureza Divina. O Propósito supremo de Deus é que sejamos conforme a imagem de seu filho ( leia Romanos 8 : 29 ). Este propósito é realizado, em certo sentido, ao nos tornarmos o novo ser em Cristo ( II Cor. 5 : 17 ). Assim, levamos uma vida inteiramente agradável ao Senhor, " frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus" ( Colossenses 1 : 10 ). Estamos em pleno processo de transformação; o desenvolvimento do nosso caráter segundo a estatura de Cristo deve ser buscado com todas as forças de que dispomos. Ser cristão exige, pois, uma renovada determinação de viver a vida do novo ser em Cristo (Gálatas 2 : 20 ).

Recursos para o crescimento

Ore regularmente

Falar com Deus é essencial. Lendo a Bíblia Deus fala ao nosso coração. Através da oração podemos falar com Deus. O crente em Jesus Cristo tem na oração uma fonte extraordinária de alimento para a sua nova vida. Leia Tiago 5 : 6).

A principio é um pouco difícil fazer uma oração, mas não desanime. O nosso pai celestial não espera de nós orações longas e corretas em todos os sentidos. Certa vez Jesus louvou muito a um homem que orava assim: " tem misericórdia de mim, pecador ".Só isto. Este homem não sabia proferir palavras eloqüentes, mas sabia apresentar a Deus o seu coração no espirito de humildade, arrependimento e contrição. Jesus nos deixou o seguinte exemplo para as nossas orações: Leia Mateus 6 : 9-13. Jesus não quer que decoremos rezas ou que façamos outras " vãs repetições ", mas deixou este exemplo para nos orientar de um modo geral. Eis algumas condições estabelecidas por Jesus para que possamos alcançar as respostas de nossas orações: João 14 : 14, Mateus 21 : 22 e I João 5: 14.

Orar não é rezar. Orar é conversar com Deus, é dialogar com Ele. É um processo que flui normal e espontaneamente. O Espirito Santo nos inspira as palavras que são ditas em cada oração que fazemos.

  1. Como devemos orar ?
  • De Joelhos: muitos consideram esta a melhor maneira de se conversar com Deus, pois é uma demonstração de submissão, reverência e humildade. Assim oraram Salomão (1Rs 8.54), Elias (1Rs 18.42), Esdras (Es 9.5), Daniel (Dn 6.10), Jesus (Lc 22.41). E todos alcançaram grandes vitórias.
  • De pé: Nos costumamos orar em pé, no início, durante e no fim dos cultos, e temos recebidos grandes vitórias. Mas não se esqueça que a melhor maneira de se buscar a Deus é de Joelhos.
  • Deitado: Em 2Rs 20.2-3, registra a enfermidade de Ezequias, rei de Judá, acamado, recebeu a visita do profeta Isaías que lhe transmitiu o recado de Deus a respeito de sua morte eminente. Deitado, Ezequias virou o rosto para a parede e orou. O Senhor o ouviu e concedeu-lhe mais 15 anos de vida.
  1. Onde Orar ?

No templo, em particular, em família. Os crentes devem se reunir para buscar a presença de Deus e receber as suas benção. A nossa igreja possuem consagrações, círculos de oração, vigílias, ocasiões em que Jesus nos batiza com o Espirito Santo, cura as nossas enfermidades e resolve os nossos problemas.

A oração constante e fervorosa é sem dúvida, uma das chaves mais importantes para sua vida vitoriosa.


 

Leia a Bíblia diariamente

Para compreender a Bíblia, você deve estudá-la tendo em mente que Deus lhe fala por meio da Sua Santa Palavra. Agora que você conhece o Autor do Livro Sagrado – Seu pai celestial – receberá grande estímulo e instrução de suas páginas.

A Bíblia contém verdades que os homens não poderiam ter descobertos por si mesmo. Ninguém poderia ter escrito sobre a criação do universo, sem que Deus lhe houvesse revelado. Sabemos através da história, que certos fatos começaram. Mas ao lermos a Bíblia verificamos que vários destes acontecimentos foram profetizados muitos anos antes. ( ler Lucas 4 : 21 ). Deus ajudar-nos-á reconhecer que a Bíblia é verdade, se desejarmos sinceramente seguir seus caminhos. Em João 7 : 17 há uma maravilhosa promessa a este respeito. Jesus deu testemunho a respeito da inspiração da Bíblia. Leia Lucas 24 : 27.


 

A INFLUÊNCIA DA BÍBLIA NA TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS - A mensagem da Bíblia transforma o homem. Pode-se sentir pessoalmente a sua influência transformadora todos os dias; quando estamos tristes, a sua leitura dá conforto; quando estamos com medo, ela inspira confiança; quando estamos em desespero, ela infunde esperança. Ela contém o bálsamo, a palavra certa para a necessidade de cada indivíduo.

Deus fala a você através da Bíblia. Lendo-a, você começa a conhecer Deus, a entender e obedecer as orientações dele para a sua vida particular, e a participação na igreja que você freqüenta.

Trabalhe para Deus


 

A nova vida em Cristo é uma vida de ação na obra do Senhor. Deus nos tem dado talento e aptidão que devem ser usados para a glorificação do seu nome na face da terra e para a edificação dos crentes. A utilidade é uma das chaves mais importantes da vida feliz. Para estar contente, o homem precisa trabalhar, precisa ser útil à alguém.


 

Procure descobrir alguma coisa que você possa fazer como serviço a Jesus Cristo. fale com o seu pastor, que ele lhe apontará áreas nas quais a sua atuação é necessária: " servindo uns aos outros, conforme o dom que cada um recebeu, como bons dispenseiros da multiforme graça de Deus ". ( I Pedro 4 : 10 )

Jesus Cristo assim se expressou: Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada serve se não para se lançar fora e ser pisado pelos homens ( Mateus 5 : 13 ). O sal que se torna insípido, não faz mal a ninguém, não é venenoso, não prejudica a saúde, mas ao mesmo tempo, não vale nada, é um fracasso. Acha-se na mesma situação o homem que está contente me dizer apenas: " Nunca fiz mal a ninguém ", como o sacerdote da parábola do bom samaritano, não será condenado por aquilo que não fez, mas por aquilo que deixou de fazer. Jesus, sabendo que " aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado ", repreendeu tanto a preguiça e a inutilidade como concupiscência da carne.


 

O crente sincero e feliz coopera sempre com os trabalhos da sua igreja, em obediência à ordem de Jesus ( Mateus 28 : 19-20 ). Existem pessoas que dizem: "Não quero ser membro de nenhuma igreja, quero apreciar todas elas ". Já conheceram alguém que cumpriu a ordem de Jesus agindo desta maneira? O crente bem sucedido é aquele que se esforça por ser assíduo freqüentador dos cultos. O Pastor J.C. Varetto escreveu: " Se te acostumares a ir à igreja somente de quando em quando, terminarás por não ires nunca e tua vida cristã será um triste fracasso".


 

Servir também com os nossos bens materiais é também tarefa da qual Deus se agrada. Como administradores de todos os bens espirituais e materiais que Deus nos confiou, temos diante de nós oportunidades grandiosas para servirmos àquele que nos salvou.

O nosso testemunho cristão é um serviço que podemos prestar em todos os lugares por onde andamos. ( leia Atos 1 : 8b ) e procure meditar nos privilégios que você tem como testemunha no serviço ativo no reino de nosso Senhor Jesus Cristo.


 

Adore ao Senhor

Fomos criados para ter comunhão com Deus. A Bíblia diz que o senhor, depois de ciar o primeiro homem e de formar um lindo jardim, onde construíram seu lar, passeava com eles no jardim pela viração do dia. Podemos imaginar a satisfação que sentiam em poder andar em comunhão íntima com o seu criador. Infelizmente, atenderam a voz do tentador e desobedeceram a Deus. Perderam o grande privilégio de viver em comunhão com Deus, o pai celestial. Desde aqueles tempos, os homens em geral, têm andado longe de Deus.

Embora a maioria dos homens não o reconheça, a falta de comunhão com Deus tem deixado uma grande lacuna no coração deles. Têm sede, mas não sabem que esta sede é a falta de comunhão com Deus. A Bíblia enumera muitas bênçãos que se amontoarão sobre aquele que adora a Deus em espírito e verdade.


 

A ) Vejamos os benefícios que recebemos de Deus ( leia Salmo 103:1-4)

B ) Conservemos a alegria de pertencermos ao Senhor como criação ( Salmo 100: 1-4)

C ) Como Jesus conceituou a verdadeira adoração? ( leia João 4 : 23 )

D ) Meditemos no ensino de Paulo e Timóteo ( I Timóteo 2 : 8 )


 

Finalmente, devemos cultivar o hábito de participar dos cultos regularmente. O escritor aos Hebreus cap. 10 : 25, faz uma advertência aos crentes que estavam desprezando a congregação e os convida a ajudarem uns aos outros em virtude da aproximação do dia da volta de Jesus Cristo.

Estamos numa época de crentes domingueiros. O novo crente precisa estar despertado para amar a obra de Deus e lutar valentemente ao lado do Senhor. Não apenas ir a igreja, mas participar do culto, louvando, adorando e ouvindo atentamente à mensagem de Deus.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo belíssimo blog!
    Que Deus o abençoe, confira também o www.ebdbrasil.net

    ResponderExcluir
  2. A paz do Senhor... Acabei de entrar pra ser professora de adolescentes.... Estou meio que um peixe fora d'agua... Assumir a responsabilidade por nao haver ninguem com disposiçao p trabalhar... Gostaria q vcs me ajudassem com dinamicas... Algo bastante criativo que chamasse a atençao deles, despertassem neles o desejo de conseguir colegas para Cristo... Meu email é lakynne_2006@hotmail.com hun parabens pela a materia...domingo q vem vou trabalhar com eles essa licao... Vai enriquecer bastante a minha aula. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Tem uma parte desse arquivo q esta os Frutos e a Biblía diz: O Fruto... E tem uma citaçao biblica q eu nao entendi que é tiago 5.6 sobre -orar regularmente.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.