Para todo o Cristão convertido a Cristo o momento mais esperado de todos os dias de sua vida, é sem duvida o dia do Arrebatamento da Igreja, neste dia todo aquele que recebeu a Jesus Cristo como salvador de sua alma irá encontrar-se com o Senhor nas nuvens, estando liberto para sempre de qualquer tipo de provação, dor, angustia, lagrimas, tristezas, problemas, etc.
A seguir falaremos sobre o arrebatamento num todo:
O QUE É ARREBATAMENTO ?
No sentido original da palavra significa: Arrancar, levar, tirar por força ou violência, mostra rapidez, urgência.
Conforme vimos no estudo sobre SINAIS a humanidade esta para passar por um período de GRANDE TRIBULAÇÃO, assunto este que iremos tratar com mais especificação nas próximas lições, mas Cristo Jesus querendo livrar aqueles que aceitaram a sua palavra irá arrebata-los deste mundo antes que qualquer mal lhes aconteça, por isso a palavra arrebatamento, pois se fará necessário grande urgência, não perder tempo, o mundo estará em grandes apuros, na verdade Deus quer que estejamos em lugar seguro neste tempo, e não há lugar mais seguro do que estar ao lado do Senhor. João 17:24. E esta é a promessa de Cristo através do Apostolo São Paulo, livrar os seus escolhidos da grande tribulação, que é a irá futura I Tess. 1:10, assim como Deus arrebatou a Enoque livrando-o da tribulação antes do dilúvio, e ao profeta Elias antes do cativeiro Babilônico II Reis 2:11, ROMANOS 13:11 , TIAGO 5:8, Deus irá livrar a igreja da tribulação, que também é chamada de ira futura, e a única maneira de livrar a igreja deste tempo terrível, é tirando-a deste mundo antes que a tribulação aconteça.
Embora acredite que a Igreja será arrebatada antes que se inicie a grande tribulação, quero apresentar de forma resumida as doutrinas mais comuns sobre o arrebatamento da igreja existente em nossos dias, visto que no ponto de vista teológico há pensamentos variados sobre o assunto.
PRÉ-TRIBULACIONISMO
A doutrina Pré-Tribulacionista defende a tese de que a Igreja de Cristo será arrebatada, retirada da terra antes que se inicie o período de grande tribulação, onde interpretam as profecias bíblicas de forma literal e têm grande base no dispensacionalismo ( Dispensação ) , crendo que Israel e Igreja são dois grupos distintos, havendo um plano de Deus exclusivo tanto para Israel como para a Igreja, e que a Grande tribulação é uma dispensação onde Deus tem como objetivo trabalhar com Israel e não com a Igreja, que já teve o seu período de salvação na dispensação da graça.
Principais Características:
- O Método de Interpretação é Literal.
- Crêem no Arrebatamento antes do período de tribulação ( Cristo livra a Igreja de passar pela grande tribulação, também conhecida de Ira Futura. I Tess. 1:10 )
- A Grande tribulação é a última das setentas semanas de anos de Daniel 9:24-27, portanto a grande tribulação terá a duração de sete anos.
- As setentas Semanas de anos de Daniel 9:24-27 estão determinadas para Israel, e não para a Igreja, portanto a Igreja não passará pela grande tribulação.
- O dispensacionalismo ( Estudo das Dispensações ) tem grande influencia nas posições defendidas pelos Pré-Tribulacionistas, e pelos Pré-Milenistas, por crer que Deus não mistura as coisas, pelo contrario , ele tem um objetivo diferente em cada uma das Dispensações, e na grande tribulação seu maior objetivo é Repreender, castigar e educar a Israel com vara de juízo , preparando os Judeus para enfim aceitarem a Jesus Cristo como o Messias prometido Ezequiel 20:37, Deuteronômio 4:30, visto que Israel não aceito a Jesus Cristo, mas fará acordo com o anticristo Isaías 28:15, João 5:43, II Tess. 2:3-4.
- A Grande Tribulação é conhecida como tempo da Ira de Deus, ou seja o período em que Deus irá derramar a sua ira sobre os gentios que não aceitaram o amor de Cristo, oferecido durante a dispensação da graça, e castigar o povo Judeu que rejeitou e matou o Messias Jesus Cristo. I Tess. 1:10 e 5: 9 e Apocalipse 6:16-17, e assim sendo Deus não iria derramar a sua Ira sobre a Igreja, que aceitou o amor de Cristo, a ponto de ser comparada a sua noiva.
- A Grande tribulação não é o mesmo que tribulação, pois a grande tribulação é uma dispensação ou período de tempo em que haverá catástrofes no mundo inteiro e até mesmo nas estrelas ( Sol, Lua, Cometas ), um mal generalizado acontecendo tudo num período de sete anos, não se comparando em nada a um momento mal, crise financeira de apenas alguns países, desemprego, perseguição isolada em uma época ou país.
PÓS-TRIBULACIONISMO
A doutrina do Pós-Tribulacionismo vem ganhando espaço entre os estudiosos da Escatologia, este movimento ensina que a Igreja continuará na terra durante a grande tribulação e até a Segunda vinda de Cristo, onde será arrebatada até as nuvens onde se encontrará com Cristo , e retornará imediatamente a terra.
Principais Características:
- O Método de interpretação é alegórico.
- A igreja passará pela grande tribulação, porem não estará sujeita a Ira de Deus, crêem que a ira de Deus será derramado sobre os gentios, e a igreja apenas passará por tribulações na grande tribulação.
- Baseiam-se na negação do dispensacionalismo, onde só desta forma podem crer que a Igreja poderá passar pela Grande tribulação, que de acordo com o estudo das Dispensações é um período chamado de angustia de Jacó, ou seja a tribulação é para Israel e não para a Igreja, por esta razão negam o dispensacionalismo.
- Não há distinção entre Israel e Igreja, crêem que as profecias dadas a Israel podem se cumprir com a Igreja, ou seja tanto a Igreja como Israel não serão poupados da Angustia de Jacó. Jeremias 30:7
- Negam o ensinamento à natureza e ao propósito do período de grande tribulação, que segundo os Pré-tribulacionistas o maior objetivo de Deus neste período será de disciplinar os Judeus preparando-os para aceitar o Messias, porém os Pós-tribulacionistas defendem apenas que Deus irá derramar um julgamento sobre o pecado.
- Negam o cumprimento futuro das setentas semanas de anos de Daniel 9:24-27, alegando ser um cumprimento histórico, e sem grandes valores para a Escatologia, e que já se cumpriu em sua totalidade.
- Um grande argumento desta doutrina é a promessa de tribulação dada a igreja tais como S. Lucas 23:27-31 e Mateus 24:9-11, Marcos 13:9-13, não diferenciando em nada que estes textos na verdade são para Israel e não para a Igreja.
- Não fazem distinção entre tribulação e grande tribulação, e textos como Romanos 8:18, que o Apostolo São Paulo fala da tribulação do tempo presente são interpretados como sendo a grande tribulação e não somente aquele período ruim que todo mundo passa a qualquer dia, e o texto de I Tess. 3:3 , entendem que a igreja foi destinada para passar pela grande tribulação, quando na verdade o Apostolo fala sobre o período presente de tribulação e não a grande tribulação visto que no versículo 2 do mesmo texto o mesmo Apostolo diz enviar Timóteo para confortar a igreja de Tessalonica que na ocasião muitas pessoas temendo estar tão próximo do arrebatamento chegaram até a deixar o trabalho para aguardar a vinda de Cristo. Aquela era uma tribulação momentânea, e não a grande tribulação.
MID-TRIBULACIONISTA OU MESOTRIBULACIONISTA
De acordo com a interpretação desta corrente doutrinária do arrebatamento, a igreja passará por parte da grande tribulação, ou seja pela primeira parte, ou seja 42 meses Apoc. 11:1-2 e 13:5, 1260 dias Apoc. 12:6, ou tempos e um tempo e metade de um tempo. Apoc. 12:14, que é o período em que não haverá o chamado derramamento da ira de Deus, e assim a Igreja não estaria exposta a nenhum juízo ou castigo divino, visto que foi socorrida a tempo.
ARREBATAMENTO PARCIAL
Esta corrente doutrinária não se aprofunda sobre quando acontecerá o arrebatamento da igreja, se no começo no fim ou durante a grande tribulação, mas defende que nem todos os crentes serão arrebatados, mas apenas os que estiverem vigiando, e esperando por este acontecimento, a ponto de serem dignos de participarem deste evento de acordo com S. Lucas 21:36, Filipenses 3:20, Tito 2:13, II Tim. 4:8, Hebreus 9:28
PORQUE O ARREBATAMENTO
Para fazer diferença entre o justo e o injusto Provérbios 11:8
Para recompensar por todo trabalho feito a Deus Apocalipse. 22:12
Para premiar os vitoriosos Apocalipse. 3:05
Para não deixar a igreja na tribulação I Tess. 1:10 – I Tess. 5:9 – Apocalipse 6:16 e 17
Para vencer a morte ( corrupção ) I Cor. 15:51-54
Como demonstramos acima a igreja não passará pela grande tribulação, pois não faz nenhum sentido que isto venha a acontecer, por isso o Apostolo São Paulo diz que Jesus Cristo irá nos livrar da irá vindoura ( grande tribulação ), livrar não é o mesmo que ajudar a passar pelo mal, e sim livrar de não passar o mal, de acordo com o dicionário quer dizer: Dar liberdade, tornar livre, preservar; isto mostra a intenção de nosso Deus, ele quer nos preservar de qualquer mal da tribulação, pois nesta ocasião será derramado a ira do cordeiro sobre aqueles que negaram seu amor, mas Cristo nos livra da ira vindoura porque Deus não nos destinou para a ira. I Tess. 1:10 e 5:9, I Pedro 2:9-10.
Alguns argumentos que mostram que a igreja não passará pela grande tribulação estão no capítulo do estudo da grande tribulação a algumas paginas a seguir.
QUEM SERÁ ARREBATADO
Os que crêem em Cristo e o seguem João 3:18-21 e 6:47
Os que ouviram a palavra e creram João 5:24-29
Os que receberam o batismo nas águas Marcos 16:15-16
Os que confessam a fé em Cristo Romanos 10:9-13
Os que amam a vinda de Cristo II Timóteo. 4:8 Cantares 8:14
NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS I CORINTIOS 15:52
O arrebatamento da igreja não será um acontecimento visto por todos aqui na terra, e nem algo demorado, como pensam algumas pessoas, mas sim algo muito rápido. E nos não somos os únicos a esperar este dia maravilhoso, o próprio Senhor Jesus Cristo espera com ansiedade este dia em que vira buscar todos aqueles que aceitaram o convite da salvação. Mateus 11:28 , assim como é rápido um ABRIR E FECHAR DE OLHOS assim também será rápido o arrebatamento da igreja, não dará tempo para despedidas, tchau, já estou indo, beijinhos, abraços, etc , pois tudo será muito rápido como um piscar de olhos, muitos se atrasam, MAS DEUS NÃO.
NÃO PRECEDEREMOS OS QUE DORMEM I TESSALONICENSSES 4:16-17
De acordo com I Tessalonicenses o Apostolo São Paulo ensina que os que já dormiram no Senhor terão privilégios no arrebatamento da igreja, neste dia Deus dará a ordem para os anjos soarem a trombetas chamar inicialmente os mortos que em vida entregaram-se a Cristo, e estes ressuscitarão com um corpo INCORRUPTÍVEL; Neste dia se cumprira a palavra que diz " tragada foi a morte na vitoria " ISAIAS 25:8, HEBREUS 2:14-15, APOC 20:14, e logo após nós os que ficarmos vivos seremos arrebatados para junto do Senhor nas nuvens, então o que era corruptível será revestido de incorruptibilidade, e como os que já morreram, teremos um corpo glorioso. I CORINTIOS. 15:51-56 , FILIP. 3:20-21
UM CORPO INCORRUPTÍVEL
De acordo com a leitura de I Corintios 15:51 e 52 e Filipenses 3:21, todo aquele que for arrebatado e também aqueles que ressuscitarem em Cristo terão um corpo glorioso tal como aconteceu com o Senhor Jesus Cristo quando ressuscitou dos mortos, e com isso não mais sentiremos dor, e nem mais teremos qualquer complexo, pois este corpo possuirá grande beleza, é algo tão maravilhoso que não podemos nem imaginar o que poderemos fazer com este corpo, e isto será para sempre, até mesmo no reinado de Cristo no milênio, quando outras pessoas não possuirão tais bênçãos mas somente a igreja.
AS VESTES CELESTIAIS Apocalipse 19:8
Como já demonstramos acima os salvos em Cristo receberão um corpo incorruptível no momento do arrebatamento da igreja, e como Deus faz tudo muito completo, também receberemos vestes celestiais, algo muito lindo que nem mesmo os maiores estilistas do mundo inteiro pensaram um dia em confeccionar, a mais linda mulher não vestiu-se de tamanha beleza e preciosidade, nenhuma costureira obteve tecidos com tão grande valor e beleza, de fato Deus tem preparado o melhor para aqueles que o aceitam
Estas vestes são algo de grande valor e beleza, porem de acordo com Apocalipse 19:8, estas vestes são os atos de justiça dos santos, e sendo assim, os santos no arrebatamento irão apenas se vestir daquilo que já possuem, a justiça que praticaram na terra se transformará e vestes celestiais, portanto se alguém é injusto, faz o que é errado diante de Deus e até mesmo dos homens, rouba na qualidade, no peso, na medida, e em outros detalhes, este tal não poderá subir no arrebatamento da igreja Levítico 19:35 e 36.
Fonte:
Estudo retirado do site www.palavraviva.org.br – Autor: Evangelista Edson Prado
Amei, Deus abençõe muito...
ResponderExcluirObrigado, fique na Paz do Senhor!
ResponderExcluir