sexta-feira, outubro 09, 2009

Davi enfrenta e vence o Gigante

Introdução

A história de Davi e Golias é um dos eventos mais dramáticos da história de Israel. Depois que o jovem pastor se encontrou com o poderoso guerreiro filisteu e obteve uma vitória decisiva, ele não apenas se tornou uma figura popular em Israel, mas ganhou notoriedade entre nações vizinhas. O Senhor ofereceu a Davi uma oportunidade para provar seu valor – e ele a agarrou!

Uma vitória miraculosa

Deus garantiu a Israel uma vitória miraculosa sobre o exército filisteu. Pelos padrões humanos, Israel deveria ter sido derrotado. Entretanto, a bênção do Senhor ainda estava sobre Saul e, consequentemente, sobre Israel. Embora eles estivessem despreparados para a guerra, Deus ajudou-os providenciando um terremoto, que criou uma tremenda confusão no acampamento dos filisteus (1 Sm 14.12-23). Consequentemente, Israel venceu aquela batalha pouco comum.

Os filisteus se reagrupam

Depois de terem sido derrotados e dispersos, os filisteus se reorganizaram, alimentados pelo intenso desejo de derrotar e capturar Israel e impor seu domínio sobre aquela nação. Eles se reagruparam, e mais uma vez “ajuntaram os filisteus as suas tropas para a guerra” (1 Sm 17.1). Só que dessa vez, optaram por uma tática diferente, comum naqueles dias. Em vez de arriscar muitas vidas, como fizeram em Micmás, resolveram enfrentar Israel com apenas um guerreiro – Golias – desafiando Saul a enviar um representante para lutar com o filisteu. A batalha será decidida de acordo com o resultado da luta entre aqueles dois homens. O lado perdedor se tornará, voluntariamente, servo do vitorioso.

O guerreiro filisteu tinha pelo menos três metros de altura. Mesmo Saul, que era mais alto que qualquer outro homem em Israel, parecia insignificante quando comparado a Golias. A estatura e a aparência de Golias eram intimidadoras! Somente o seu grito era suficiente para amedrontar os guerreiros de Saul (1 Sm 17.11).

O desafio dos filisteus

Durante 40 dias, invariavelmente pela manhã e à tarde, o gigante filisteu descia para o vale e bradava aos filhos de Israel num desafio para a luta.

Os resultados foram devastadores “Ouvindo Saul e todo o Israel estas palavras do filisteu, espantaram-se e temeram muito” (v.11). Não havia nenhum homem no exército de Israel que se arriscasse a enfrentar o desafio. Isso será suicídio! Até mesmo Saul, seu líder – e o mais alto de todos -, sentia-se paralisado pelo medo.

A Oportunidade de Davi

Então o inesperado aconteceu! De repente, Davi entrou em cena, no palco que Deus havia preparado. O jovem já desempenhara duas funções – tocava harpa para acalmar Saul nos momentos de depressão e continuava a ser pastor.

Quando Golias veio desafiar o povo pela primeira vez, Davi já voltara para casa a fim de ajudar o pai. Entretanto, durante aqueles 40 dias em que o gigante filisteu desceu ao vale, Jessé pediu a Davi que levasse comida para os três irmãos mais velhos, que serviam no exército de Saul, e que visse como eles estavam.

Quem é, pois, esse incircunciso filisteu?”

Davi ficou surpreso ao chegar ao local da batalha. Ele viu o gigante descendo até o vale e escutou o brado de desafio a Israel. O coração guerreiro do jovem pastor agitou-se imediatamente. Como alguém ousava afrontar Israel e difamar o nome de Deus (v.26)? Para surpresa e vergonha de seus companheiros israelitas – principalmente de seus irmãos -,o jovem pastor se voluntariou para aceitar o desafio insolente do gigante. Ele estava pronto a defender o nome do Senhor!

“Pois tu és ainda moço!”

Saul tentou convencer Davi de que este jamais conseguiria derrotar Golias. “Contra o filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu és ainda moço, e ele, guerreiro desde a sua mocidade” ( 1 Sm 17.33). O rei de Israel acreditava que aquele jovem pastor estaria cometendo suicídio; ele não tinha nenhuma chance de vencer.

A visão limitada de Saul

Saul não entendia a Davi, pois não conhecia as habilidades especiais do jovem nem compreendia a fé que aquele pastor depositava em Deus. Saul tampouco entendia a bênção especial com que o Senhor agraciara Davi.

Entretanto, quando Saul percebeu que Davi estava determinado a lutar, equipou-o com sua própria armadura. O jovem pastor, porém, sabia que não conseguiria usar as habilidades especiais levando um peso extra; precisava de liberdade de movimentos. Então, tirou a armadura e desceu ao vale para enfrentar o gigante vestindo apenas a simples roupa de pastor. Davi não levava nada além de um cajado de pastor, uma funda e cinco pedras lisas do ribeiro, no alforje.

Pego desprevenido

Golias ficou confuso ao avistar Davi vindo ao seu encontro, sem nenhuma proteção – sem nem mesmo um escudeiro. Davi não usava armadura, nem ao menos um capacete para encobrir sua aparência jovem e seu belo cabelo ruivo. O gigante percebeu imediatamente que estava diante de um garoto – não de um guerreiro treinado.

A ira de Golias atingiu o ápice e, humilhado, amaldiçoou Davi. Talvez, naquele momento, o guerreiro filisteu tenha jogado o seu capacete no chão e enfrentado Davi com a cabeça desprotegida. Seja lá o que tenha acontecido, o fato é que ele baixou a guarda. Rápido como um raio - antes que o filisteu percebesse o que estava acontecendo, uma pedra voou da funda de Davi e encravou-se na testa do gigante.

Fim da batalha

O exército filisteu assistia horrorizado enquanto Davi cortava a cabeça de Golias com a própria espada do grande guerreiro. Eles deram meia-volta e fugiram, perseguidos pelo exército de Israel.

Com essa vitória, Davi deu início a uma nova fase em sua vida, principalmente quanto a seu relacionamento com o povo de Deus. Embora tivesse vencido a batalha de Israel – e para o Senhor -, as maiores batalhas que Davi lutaria não seriam contra os inimigos de Israel, mas contra Saul, o homem a quem ele honrava e servia. Davi estava prestes a trilhar uma estrada muito difícil antes de ser reconhecido rei de Israel.

Copiado do livro “Davi, um modelo de sucesso pelo arrependimento” – Gene Getz

2 comentários:

  1. Excelente postagem! Inspiradora e fonte utilizável para sermões e estudos.
    Deus te abençoe!
    Pr. Vagner Freire
    vagner_freire@hotmail.com
    vagnermfreire@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Pr Vagner,
    Obrigado pelo seu comentário, fique na paz do Senhor.
    Aqui seus comentários serão sempre bem vindos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.