terça-feira, julho 21, 2009

A Solidariedade Cristã [1]- Adolescentes

Introdução

A Bíblia utiliza várias palavras relacionadas à solidariedade: generosidade, misericórdia, afeto, compaixão, etc.

Dentre estas destaco aqui três:
Generosidade – A palavra generosidade no grego é “aplotes” que, no texto de 2 Co 8.2, significa “liberdade”. Esta liberdade é a manifestação prática da essência do amor (Lc 10.33,34).

Compaixão – O termo grego “oikteiro”, significa ter piedade, um sentimento de aflição pelas adversidades dos outros.

Solidariedade – segundo os dicionários significa dependência mútua entre os homens ou sentimento que leva os homens a se auxiliarem mutuamente.

O maior ato de solidariedade
Podemos afirmar que é impossível amar sem ser liberal para doar. Deus é amor, por isso quem O serve aprende a amar sendo generoso.

Não há exemplo maior de solidariedade, do que o de Deus. Deus tem expressado de várias maneiras seu grande zelo pelos pobres, necessitados e oprimidos.
O Senhor Deus é o seu defensor. Ele mesmo revela ser deles o refúgio (Sl 14.6; Is 25.4), o socorro (Sl40.17), o libertador (Sl 12.5) e provedor (Sl 132.15).

No NT, Deus também ordena a seu povo que evidencie profunda solicitude pelos pobres e necessitados, especialmente pelos domésticos da fé.
Boa parte do ministério de Jesus foi dedicado aos pobres e desprivilegiados na sociedade judaica. Dos oprimidos, necessitados, samaritanos, leprosos e viúvas, ninguém mais se importava a não ser Jesus (Lc 4.18, 19; 21.-4; Jo 4.1-42: MT 8.2-4)
Jesus espera que o seu povo contribua generosamente com os necessitados. Ele próprio praticava o que ensinava, pois levava uma bolsa da qual tirava dinheiro para dar aos pobres (Jô 12.5,6; 13.29). Uma das exigências de Cristo para se entrar no seu reino eterno é mostrar-se generoso para com os irmãos e irmãs que passam fome e sede, e acham-se nus (MT 25.31-46).

Igrejas Solidárias
Para Paulo, a coleta para os santos pobres de Jerusalém era matéria de grande importância, levando-se em conta o espaço dedicado à questão no NT.

Ver post http://ensinadorcristao.blogspot.com/2009/06/ajuda-aos-necessitados-licao-12.html

Sentimento de liberalidade

A igreja de Jerusalém passava por um momento de aflição provocada pelas perseguições. As igrejas gentílicas, movidas por um sentimento de liberalidade, decidiram contribuir com o que fosse possível para aliviar um pouco o sofrimento dos irmãos que faziam parte da igreja-mãe em Jerusalém.

Princípios básicos sobre liberalidade
A liberalidade consiste no amor em ação. E o amor torna-se realidade por ocasião do novo nascimento.
Ver exemplo de Zaqueu

http://ensinadorcristao.blogspot.com/2009/07/novo-caminho-para-deus-pre-adolescentes.html

Toda pessoa verdadeiramente convertida ao Senhor tem um coração liberal para contribuir.
O ato de contribuir é resultado da compreensão dos valores estabelecidos na Palavra de Deus.

Conclusão
A Bíblia ensina que devemos ser solidários para com todos os homens.
O sentimento de liberalidade está ligado a conversão, por isso todo o crente tem o dever de ser generoso, pois isto é fruto do que ele já recebeu da generosidade divina.

Fontes:
Lições da Palavra de Deus - Revista 14
Bíblia de Estudo Pentecostal
Dicionário Vine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.