quinta-feira, julho 30, 2009

Longanimidade, paciência para perseverar

Introdução

Ser paciente é difícil, principalmente, quando estamos na expectativa concernente a alguém ou alguma coisa. O cristão cheio do Espírito Santo deve aprender o segredo da paciência a fim de o caráter de Cristo ser formado nele.

I- A Paciência e os aspectos da vida cristã

A palavra paciência, no original, associa as idéias de longanimidade e serenidade em dimensões divinas. Trata-se de aprender a esperar no Senhor sem perder a esperança, mesmo que ocorram falhas e insucessos. Esta virtude capacita o crente para exercer o domínio próprio diante das provações, ou seja, ele não se precipita em “acertar as contas” ou punir. Ao mesmo tempo, também resiste ao prolongamento de circunstâncias difíceis.

Há forte relação entre a paciência e os outros aspectos da vida cristã.

II. Aspectos da paciência

1. A paciência de Deus.

Se considerarmos a paciência sob o aspecto divino, talvez, compreenderemos melhor o seu valor como fruto do Espírito. Como constatamos em Gálatas 5.22, a paciência descreve a natureza e o caráter de Deus.

Assim Deus se descreveu a Moisés. (Ex 34.6,7)

2. O Cristão e a Paciência.

A paciência como fruto do Espírito Santo no crente é essencial no relacionamento doméstico. O lar é um campo fértil para a produção deste fruto na família.

Todos os aspectos da paciência divina: longanimidade, auto-controle, serenidade, tardio em irar-se, capacidade para suportar, perseverança e perdão, podem ser produzidos em nós pelo Espírito Santo, à proporção que somos chamados a exercê-los diariamente em nossos relacionamentos interpessoais.

Conclusão

Normalmente ensinamos sobre “a paciência de Jó”. Este personagem bíblico sofreu por muito tempo, e esperou no Senhor, pacientemente, antes de serem restituídos sua saúde, família e bens.

Em Tiago 5.8, recebemos o seguinte conselho: “Sede vós também pacientes, fortalecei o vosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima”. O desenvolvimento da paciência no interior do crente é essencial para o seu amuderecimento espiritual (2 Pe 1.5-8)


Fonte: LBM CPAD - 1º Trim de 2005

2 comentários:

  1. HUMMM...
    A PAZ DO SENHOR PRA TODS...VCS ESTÃO DE PARABÉNS, POIS ESTAVAMOS MESMO PRECISANDO DE UM SITE ASSIM...COM COMENTÁRIOS E DICAS DAS LIÇÕES BÍBLICAS..BJS E QUE O SENHOR CONTINUE LHES ABENÇOANDO..
    ELAINE-PE

    ResponderExcluir
  2. Elaine, Muito obrigado pelas palavras e que Deus lhe abençoe.Continue conosco.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.