segunda-feira, julho 06, 2009

O que é o gnosticismo?

INTRODUÇÃO

Gnosticismo era um movimento religioso (não uma religião única e identificável) e filosófico, amplo (popular em todo o mundo greco-romano, nos séculos I e II), multifacetado e difuso (permeando muitas outras religiões e filosofias): apesar de poderem diferir em algumas preferências ou avaliações subjetivas sobre importâncias relativas, gnósticos caracterizavam-se por todos basicamente clamarem possuir ou procurarem supremamente algum tipo de conhecimento secreto (Gnose) sobre as naturezas do universo e da existência humana.

O gnosticismo acredita que há como que dois deuses; um deus bom e outro mau; e o mundo teria sido criado pelo deus mau, um deus menor, que eles chamam de demiurgo; este seria o nosso Deus da Bíblia, dai todas as tragédias contadas nela. Para esta crença, as almas dos homens já existiam em um universo de luz e paz (Plenoma); mas houve uma "tragédia" – algo como uma revolta – e assim esses espíritos foram castigados sendo aprisionados em corpos humanos, como em uma cadeia, pelo deus demiurgo, e que os impede de voltar ao estado inicial. A salvação dessas almas só seria possível mediante a libertação dessa cadeia que é o corpo, que é mau, e isto só seria possível através de um conhecimento (gnose em grego) secreto, junto com práticas mágicas (esotéricas) sobre Deus e a vida, revelados aos "iniciados", e que dariam condições a eles de se salvarem. Por isso os gnósticos não acreditam na salvação por meio da morte e ressurreição de Jesus Cristo; não acreditam no pecado, nos anjos, nos demônios, e nem no pecado original. Para eles o mal vem da matéria e do corpo humano, que são maus. A Igreja muitas vezes teve que se pronunciar contra isto e muitas vezes relembrou que "tudo o que Deus fez é bom".

Para o gnosticismo tudo que é material foi criado pelo deus mal e deve ser desprezado; assim, por exemplo, o casamento e tido como mau porque através dele o homem (corpo) se multiplica. São Paulo combateu isto em 1Tm 4, 1ss. Tudo o que é espiritual teria sido criado pelo deus bom.

Segundo ainda o gnosticismo "cristão", o Deus bom , Supremo, teria enviado ao mundo o seu mensageiro, Jesus Cristo, como redentor (um eon), um “Avatar”, portador da “gnósis”, a palavra revelada a alguns escolhidos e que leva à salvação (libertação do corpo). Jesus não teria tido um corpo de verdade, mas apenas um corpo aparente (docetismo); doceta em grego quer dizer aparente. Jesus teria então um corpo ilusório que não teria sido crucificado. S. João combateu isto em suas cartas (cf.1 Jo 18,-23)

O gnosticismo acredita também na reencarnação para a salvação da pessoa; vê-se então, que é radicalmente oposto ao Cristianismo.

OS ENSINAMENTOS

Consistem de uma grande variedade de disciplinas esotéricas, todas apresentadas de maneira muito prática. Exercícios são dados o tempo todo durante as aulas, para que o aluno possa entender e assimilar de melhor maneira tais ensinamentos. Alguns dos muitos ensinamentos passados são os seguintes:

- meditação,
- psicologia esotérica gnóstica,
- magia sexual,
- alquimia,
- yogha,
- tarot e qabalah,
- astrologia hermética, entre outros tantos.


A DOUTRINA DA SÍNTESE

A Gnose é conhecida como Doutrina da Síntese, visto que reúne os mais importantes aspectos de todas as religiões do passado e presente, não sendo propriedade de grupo algum. É um conhecimento atemporal e perene. Seu principal objetivo é alcançar a auto-realização, sendo definida (dentro da Gnose) como "o desenvolvimento completo e harmonioso de todas as infinitas possibilidades no interior do ser humano". A importância da auto-realização consta da Antiga Advertência, colocada na entrada do oráculo de Delfos:

"Te advirto, quem quer que sejas,
Oh, ! Que desejas sondar os Mistérios da Natureza.
Como esperas encontrar outras excelências,
Se ignoras as de tua própria casa?
Em ti, está oculto o tesouro dos tesouros.
Oh, homem! Conhece a Ti mesmo
E conhecerás o Universo e os Deuses"


O ALCANCE DA AUTO-REALIZAÇÃO

Segundo a Gnose, a auto-realização pode ser alcançada através de três importantes fatores: os três fatores da revolução da consciência. São os seguintes:

fator: O despertar das faculdades e poderes latentes em nosso ser interior, através da transmutação das nossas energias sexuais. União amorosa entre homem e mulher, sem a perda da "jóia seminal", a sagrada energia do Logos. Como diz respeito ao despertas da criação, esse primeiro fator é chamado de Nascimento, ou Nascer.

fator: A descoberta e eliminação de nossos defeitos, elementos que travam nosso progresso espiritual. O segundo fator é chamado de Morte, ou Morrer, porque estamos nosa desligando de tudo o que nos atrapalha e prejudica espiritualmente.

fator: Levar à toda a humanidade (ou aos que buscam) a Chave, a Gnose, ou seja, o Conhecimento Espiritual. Como esse processo lida diretamente com o sacrifício pela humanidade,o terceiro fator é chamado Sacrifício, ou Sacrifício pela Humanidade.

Esses três fatores formam a base sobre a qual toda a doutrina gnóstica está edificada.

Fontes:

http://www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.php?id=&e=3987

http://www.alunosonline.com.br/barra/index.htm?url=http://www.descobrindo.com.br/gnosticismo.htm

http://www.jesussite.com.br/acervo.asp?id=42

30 comentários:

  1. Parabéns!
    Muito bom post.
    Após ler, mudei a estrutura do plano de aula
    pretendia comentar sobre o evangelho
    antropocêntrico, mas vejo que conduzir os alunos
    a conhecerem melhor o gnosticismo, será mais
    produtivo. Mesmo porque na época já era o maior
    dos pesadelo dos apóstolos.
    Abraços fraterno

    ResponderExcluir
  2. Obrigado J@oliva.
    Continue conosco e boa aula!

    Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  3. A história da bíblia se divide em antes e depois de Cristo (velho e novo testamento). Citar apenas que o gnosticismo era um movimento religioso popular em todo o mundo Greco-romano, nos séculos I e II, deixa a desejar. Seria interessante citar se foi antes ou depois de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Século I e II. Só pode ser depois de Cristo.

      Excluir
  4. Parabéns!!!!! Muito obrigado!!! Me ajudou muito no estudo da revista da E.B.D, com o título "Pela graça sois salvos", (Aspectos essenciais da doutrina da salvação), texto bíblico: (Efésios 1 e 2). E recomendo a leitura destas passagens bíblicas para os que não sabem em que época foi o movimento religioso gnosticismo. O apóstolo Paulo nos dá uma lição sobre esta heresia, que responde a dúvida do nosso amigo anônimo. Foi depois de JESUS CRISTO (Novo Testamento).Que DEUS lhe abençoe hoje e sempre!!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!!!! Muito obrigado!!! Me ajudou muito no estudo da revista da E.B.D, com o título "Pela graça sois salvos", (Aspectos essenciais da doutrina da salvação), texto bíblico: (Efésios 1 e 2). E recomendo a leitura destas passagens bíblicas para os que não sabem em que época foi o movimento religioso gnosticismo. O apóstolo Paulo nos dá uma lição sobre esta heresia, que responde a dúvida do nosso amigo anônimo. Foi depois de JESUS CRISTO (Novo Testamento).Que DEUS lhe abençoe hoje e sempre!!!!

    ResponderExcluir
  6. m e isso ai , a biblia tem razao ; gloria a Deus /

    ResponderExcluir
  7. Eu fico triste com o amor a ignorância que os FUNDAMENTALISTAS RELIGIOSOS possuem, é incrivel. O autor deste artigo por exemplo, NÃO SABE nada sobre Gnosticismo, absolutamente NADA. Daí - por falta do que fazer - ao invés de promover o amor (que é a coisa que o 'deus' dele ensina), resolve perder tempo acusando e caluniando os outros, e detalhe, promovendo o sectarismo. Vá estudar meu caro - mas estudar fontes oficiais, factíveis e fidedignas, não apenas oque os religiosos dizem (porque eles mentem) - e no mínimo, você sentirá vergonha do que escreveu, e terá que ir se confessar com o padre caso seja católico, mas se for evangélico, deverá ficar uns 03 meses de banco até aprender a lição (risos). Jesus ensina que para exaltar o nome dEle, faz necessário pisar nos outros?! É isso que ele ensina, seu analfabeto?!
    TRISTE!!! VERGONHOSO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido, obrigado por sua visita em nosso blog. Gostaríamos de ver seus argumentos de refutação. O debate, de forma respeitosa e ética, é sempre sadio. Que Jesus Cristo o abençoe.

      Excluir
    2. De fato, está tudo errado. Acredito que o autor tenha escrito com a melhor das intenções. Mas está equivocado em praticamente tudo.

      Excluir
    3. Apenas mais um comentário: Sou gnóstica, e nos é ensinado a respeitar todas as crenças e religiões. Como assim a gnose não acredita em Jesus O Cristo? Como você sabe? Você é gnóstico? De onde saiu seu conhecimento sobre o que é passado a respeito do que quer que seja? Jesus mais do que qualquer outro Mestre que veio ao nosso planeta, por amor a humanidade plasmou o ensinamento e o drama cósmico para a humanidade, para ensinar ao homem o amor e a perfeição da Divindade. É o Cristo do Amor, é o Cristo do nosso planeta, vocês não entendem o que estou a explicar, porque não possuem o menor conhecimento do que seja a Gnose. E porque não sabem o que é a Gnose? Porque ao contrário do que se propaga entre as religiões, existe um grande hermetismo no ensinamento. Ela não busca adeptos, seguidores, fanáticos ou o seu precioso dinheiro. O ensinamento está para quem o procura. Seja você gnóstico ou não. Buda, Cristo, Osíris, Maomé. O ensinamento está em todos. Quem divide o ensinamento são os homens e sua ambição. E muitos preferem viver na ignorância cega das aparências e da falsa ilusão de que estão salvos. Perdem tempo conceituando a crença do outro e pouco se voltam para trabalhar a si mesmo, para trabalhar seu interior. Triste época essa que vivemos.

      Excluir
    4. A Jesus foi dado todo o poder acima dos céus e abaixo e ele não divide a sua glória com buda ou com osíris, só Jesus morreu e ressuscitou o resto ta morto e enterrado e não tem poder para nada.

      Excluir
    5. FALOU POUCO, PORÉM FALOU EXCELENTE

      Excluir
  8. Os Gnósticos não acreditam mesmo em Jesus. Tanto que para eles Jesus é o ápice da evolução, a meta, o exemplo a ser seguido. Mas fazer oque, talvez o Jesus dos Gnósticos seja o verdadeiro, que deve viver na mente, e não debaixo do suvaco das pessoas né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou horrorizada com a ignorância dos comentários.

      Excluir
    2. Este tal anônimo nem coragem de dizer o nome, e fica digitando estes comentários ridículos sem nenhum proveito é melhor você ficar calado, e parar de ficar escrevendo besteiras, não colocamos a bíblia só debaixo do braço, mas, no coração onde fica todo nosso conhecimento não em filosofia, não precisamos de gnose, temos o Espirito Santo.

      Excluir
    3. Bela explanação anônimo...

      Excluir
  9. Encontrei um documentário que mostra que os Gnósticos não acreditam mesmo em Jesus, mas no bicho papão, seção do descarrego, terapia do amor e tudo mais, vejam só que "legal" (risos):

    Os Primeios Cristãos (eram Gnósticos):
    http://www.youtube.com/watch?v=FoP2ALIQMk4
    http://www.youtube.com/watch?v=Ar6l5dSKz-c
    http://www.youtube.com/watch?v=-IlG48LeMyY
    http://www.youtube.com/watch?v=QpB3JEQuCik

    Aliás, e os Judeus Essênios (essênio vem do Aramaico que significa Médico, Jesus é chamado de "o Médico dos médicos"), oque aconteceu com os Judeus Essênios que sumiram da teologia católica e evangélica, embora historiadores antigos (reconhecidos por católicos e evangélicos) como Flávio Josefo, relataram a existência dos Judeus Essênios?!

    Porque será que para católicos e evangélicos, só existiram Fariseus e Saduceus?!

    Resposta: PORQUE JESUS E JOÃO BATISTA ERAM ESSÊNIOS.

    ResponderExcluir
  10. Excelente artigo, gostaria de aproveitar esse espaço para alertar os irmãos para o perigo que representa hoje as bíblias na linguagem de hoje. Somente a Sociedade Bíblica Trinitariana do Brasil possui o texto mais fiel aos originais massorético e textus receptus.

    ResponderExcluir
  11. ao ler um pouco desse comentário pude ver e entender que , existem pessoas que ñ tem visão de Cristo. por isso que a Biblia diz por intermédio do ministério do apostolo que mais combateu contra essa Doutrina de Demonio. Paulo, em 2ª coríntios 4;4 que o deus desse século tem segado o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da Glória de cristo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meus amigos compreendamos que a glória de Deus sempre esteve presente neste mundo, antes da Bíblia, Abraão, Moisés, Jesus e outros personagens conhecidos ao longo da história humana. Usar qualquer deculpa para Discriminar de forma Negativa, ainda mais usando a Religião para justificar a mesma e rídiculo. O Fato é que os Gnósticos foram os 1º Cristãos isso é HISTÓRIA, e que foram acusados de heresia num momento em que o Cristianismo ainda nem existia como religião. Isso não é divulgado como fato, eles foram assim por dizer "DEMONIZADOS" pelo clero que passou a existir depois de um tempo, pois os mesmos REPRESENTARAM e ainda REPRESENTAM perigos para s SEITAS DOMINANTES DA ÉPOCA DE JESUS E ATÉ OS NOSSOS DIAS.

      Excluir
    2. Meus amigos compreendamos que a glória de Deus sempre esteve presente neste mundo, antes da Bíblia, Abraão, Moisés, Jesus e outros personagens conhecidos ao longo da história humana. Usar qualquer deculpa para Discriminar de forma Negativa, ainda mais usando a Religião para justificar a mesma e rídiculo. O Fato é que os Gnósticos foram os 1º Cristãos isso é HISTÓRIA, e que foram acusados de heresia num momento em que o Cristianismo ainda nem existia como religião. Isso não é divulgado como fato, eles foram assim por dizer "DEMONIZADOS" pelo clero que passou a existir depois de um tempo, pois os mesmos REPRESENTARAM e ainda REPRESENTAM perigos para s SEITAS DOMINANTES DA ÉPOCA DE JESUS E ATÉ OS NOSSOS DIAS.

      Excluir
  12. quando vocês chegarem ao inferno e descobrirem que a sua sabedoria gnóstica levaram vocês pra la,me faça um favor,pergunte pra satanás onde está a divindade de vocês que ele mentindo vomitava em suas mentes através auto conhecimento,pois la vocês conheceram quem são de verdade.

    ResponderExcluir
  13. Meu amigo UNKNOWN, se tivesses estudado um pouco sobre Gnose não falarias isto, os estudiosos sabem que a sabedoria Gnóstica não e nossa como dizes, ela foi dada por Deus isso e textual em praticamente todos os textos, textos que serviram mais tarde para escrever a Biblia cristã por exemplo, de onde você tira conceitos como, INFERNO, DEMÔNIO, DEUS, ANJOS, SATANÁS etc...Se o seu Pastor ou Padre (não sei a que seita pertences) for bem informado pergunte a eles de onde PROVAVELMENTE os primeiros Cristãos retiraram o novo testamento. Sim ia me esquecendo identifique-se não dói nada.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, Eduardo Souza, por esse artigo. Eu enriqueci minha pesquisa para minha aula, através de sua exposição.
    Continue escrevendo artigos como este. Os inteligente agradecerão. Os incautos permanecerão na ignorância e na arrogãncia de não perceberem que nada sabem e ainda não querer aprender com quem sabe.
    Deus abençoe sua vida.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde.
    Eu nao sou catolica, nao sou evangelica e nem gnotica (perdoe se nao e dessa forma q se intitula) porem ACREDITO VERDADEIRAMENTE EM UM DEUS DE AMOR E EM JESUS CRISTO.
    lastimavel encontrar tantos comentarios q rebatem qualquer tipo de crenca, seja ela catolica, evangelica, gnotica...Eu acredito nos ensinamentos de CRISTO que diz o tempo todo em amor, RESPEITO, obediencia e principalmente DEDICACAO AO PROXIMO.
    Esse negocio de salvacao o q importa qdo temos coisas muito mais importantes nos deixada por ELE para fazer aqui mesmo.
    Creio q se aqui eu puder retribuir apenas um pouquinho de tudo q ELE faz por mim ja me considerarei salva, e eu nao digo de arrebatamento e ou apocalipse, digo apenas, salva de mim mesma e de toda a maldade q eu resisti ao seguir os ensinamentos de um HOMEM QUE E DEUS e q nao precisava por nenhum momento ter passado por tudo que passou mas que por AMOR se submeteu.
    AMAR MAIS, RESPEITAR MAIS, IMPOR MENOS, JULGAR NUNCA.

    NOS COMO HOMENS JAMAIS INTENDEREMOS OS PENSAMENTOS DE DEUS, JAMAIS CONHECEREMOS POR INTEIRO OS SEUS CAMINHOS. O QUE VALE MESMO E A INTENCAO DE CADA CORACAO E O UNICO QUE TEM CAPACIDADE PLENA PARA ENXERGAR ESSAS INTENCOES E ELE...MAIS NINGUEM

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde.
    Eu nao sou catolica, nao sou evangelica e nem gnotica (perdoe se nao e dessa forma q se intitula) porem ACREDITO VERDADEIRAMENTE EM UM DEUS DE AMOR E EM JESUS CRISTO.
    lastimavel encontrar tantos comentarios q rebatem qualquer tipo de crenca, seja ela catolica, evangelica, gnotica...Eu acredito nos ensinamentos de CRISTO que diz o tempo todo em amor, RESPEITO, obediencia e principalmente DEDICACAO AO PROXIMO.
    Esse negocio de salvacao o q importa qdo temos coisas muito mais importantes nos deixada por ELE para fazer aqui mesmo.
    Creio q se aqui eu puder retribuir apenas um pouquinho de tudo q ELE faz por mim ja me considerarei salva, e eu nao digo de arrebatamento e ou apocalipse, digo apenas, salva de mim mesma e de toda a maldade q eu resisti ao seguir os ensinamentos de um HOMEM QUE E DEUS e q nao precisava por nenhum momento ter passado por tudo que passou mas que por AMOR se submeteu.
    AMAR MAIS, RESPEITAR MAIS, IMPOR MENOS, JULGAR NUNCA.

    NOS COMO HOMENS JAMAIS INTENDEREMOS OS PENSAMENTOS DE DEUS, JAMAIS CONHECEREMOS POR INTEIRO OS SEUS CAMINHOS. O QUE VALE MESMO E A INTENCAO DE CADA CORACAO E O UNICO QUE TEM CAPACIDADE PLENA PARA ENXERGAR ESSAS INTENCOES E ELE...MAIS NINGUEM

    ResponderExcluir
  17. bom dia,não vejo falta de respeito ou qualquer outro sentimento,vejo apenas um debate sadio e maduro ,pois o dialogo é necessário em busca da verdade .Desde os tempos aureus da filosofia ,sempre buscaram a verdade ao ponto de uma pergunta os incomodar, o que é a verdade ? e não houve quem pudesse responder , tradições ,religiosos ,filosofia ou conhecimento. apenas o próprio Deus encarnado Jesus Cristo veio ao mundo pra revelar a natureza de Deus pai em sua própria vida pois ele mesmo disse : quem vê a mim vê o pai o que ele queria dizer que ele é o próprio Deus nele tudo subsiste pois ele é antes de tudo. e afirmou EU SOU O COMINHO A VERDADE E A VIDA ,ELE É O ÚNICO CAMINHO.PAZ E BOM DIA PRA TODOS!

    ResponderExcluir
  18. Aqueles que compararam Jesus com outros supostos "mestre" dizem que são iguais e todos vieram pregar o amor, infelizmente não sabem quem realmente foi Jesus. Outros "mestres" morreram pra salvar a humanidade? Eles buscavam se auto satisfazer pregando um amor onde o conhecimento e sabedoria de cada os salvará. Jesus foi unico que amou, que sacrificou a si mesmo por pessoas que os perseguiram, mas ele não pensou duas vezes e mesmo assim se entregou por um AMOR VERDADEIRO e mais incrível é que ele é único que ressuscitou e ainda vive e nos ama

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.