quarta-feira, abril 28, 2010
O Poder da Intercessão
terça-feira, abril 20, 2010
Chorando aos pés do Senhor
segunda-feira, abril 19, 2010
Eu & a terceira idade - Juvenis
Leia Mais
quinta-feira, abril 15, 2010
Anunciando ousadamente a Palavra de Deus
- Jeremias é chamado a pregar na porta do templo
Silo; uma localidade na estrada principal de Jerusalém para Siquém. A arca foi ali colocada nos dias de Josué, e a destruição desta localidade em parte alguma vem mencionada no Velho Testamento. O Sl 78.60 diz-nos que Deus a abandonou. Os vers. 16-20 parecem constituir uma interrupção na mensagem pronunciada no templo, a não ser que representem um interlúdio simbolizando o fim calamitoso dos rebeldes impenitentes e profanos. Rainha dos céus, a Istar dos babilônios, ao que parece principalmente adorada pelo elemento feminino. As palavras "bolos" e "rainha" têm um ar estranho em hebraico, destinando-se talvez a indicar a origem estrangeira desse culto.
quinta-feira, abril 08, 2010
quarta-feira, abril 07, 2010
O trigo e o joio – Pré Adolescentes
Mais uma parábola do divino Mestre em torno da vida agrícola daqueles tempos. Nesta parábola, há fatos e situações semelhantes à anterior, porém, com sentidos diferentes. A parábola do Trigo e do Joio ressalta o fato de que há na presente era uma semente de Satanás semeada aqui no mundo, paralelamente à da Palavra de Deus. A coexistência do povo do Maligno com o povo de Deus na dimensão visível e atual do reino dos céus terminará somente com a vinda do Senhor.
Pais e filhos – padrões bíblicos de interação
O que os filhos devem aos paisRespeitar envolve ter consideração por alguém, obedecer, prestar reverência. É um sinônimo de honrar,No âmbito familiar, o respeito é fundamental. Ele deve existir entre marido e esposa, entre pais e filhos. Uma das formas de respeitar os familiares é expressar e demonstrar amor por eles.No lar onde não há harmonia e amor, podem ocorrer abusos físicos ou emocionais que traumatizam toda uma vida. Palavras ásperas, divórcio, abandono na infância, ausência de contato físico entre pais e filhos (abraços e beijos), inexistência de uma vida espiritual familiar, falta de proteção à criança pequena, desequilíbrio emocional dos pais, vícios e desvios de caráter podem resultar em sérios problemas ao desenvolvimento infantil. Por isso alguns filhos não respeitam seus pais. Para eles, desrespeitá-los tem sabor de vingança.Mas a vontade de Deus é que respeitemos os nossos pais. Eis alguns itens que podem ajudar os filhos a restabelecerem o relacionamento com seus pais de forma saudável, conforme a vontade de Deus:
Agir movidos pela graça de Deus: isso significa valorizar o relacionamento com eles não porque mereçam, mas porque esta é a vontade de Deus. O desafio é agir como o Cristo age conosco: ele nos ama, apesar de não merecermos.
Valorizar os pontos positivos: pense em tantas coisas agradáveis que eles já fizeram com você, seja em momentos de lazer, passeios, período de férias ou mesmo através de bate-papos descontraídos.Valorizar os sacrifícios: provavelmente, seus pais abriram mão de várias coisas por você ou trabalharam duro pelo sustento da família. Valorize seus esforços.Tem compaixão: olhe para seus pais como Cristo olha para nós: com amor e compaixão.Perdoar: perdoe seus pais como Cristo perdoou você. Tenha um coração disposto a perdoar.Ajude outras pessoas: quando os filhos têm disposição para ajudar os outros, os pais sentem-se felizes e orgulhosos.Peça conselhos: os pais se alegram quando os filhos pedem sua opinião. Isso mostra respeito e consideração.Ore por eles: peça a Deus pela vida e pelo trabalho de seus pais.Estude a Palavra de Deus: Le a Bíblia alegra o coração dos pais cristãos.Elogie seus pais: um grande elogio é espelhar-se nelas na escolha do cônjuge. Quando os pais têm um casamento feliz e amoroso, os filhos procuram o mesmo para si.Abrace, beije: demonstre amor através de abraços, beijos e afirmações verbais.Ajude em casa: ajudar voluntariamente nas tarefas domésticas é uma demonstração de amor e gratidão.Fale sempre a verdade: Seja honesto não minta para seus pais.
Para respeitar os pais ou qualquer outra pessoa é preciso atribuir-lhes valor. A maior atribuição de valor pessoal que recebemos vem do nosso Deus. Ele nos amou e nos aceitou como somos. E é ele quem nos fortalece para amar e respeitar as outras pessoas.
- O que os pais devem aos filhos
Deveres da Família
As Condições de Judá Espiritual - Jeremias
terça-feira, abril 06, 2010
O IBPE coloca à sua disposição os Cursos Básico e Médio em Teologia
LOCAL: Colégio Rosa Moreira
Unidade 201, Rua 17, nº 15 – Cidade Operária - São Luís - MA
Aulas aos Sábados – das 14:00 às 17:00
Início das aulas: 08/05/2010
INSCRIÇÕES ABERTAS
O Curso Básico em Teologia do Instituto Bíblico Pastor Ângelo de Sousa – IBPE é composto de uma grade de 22 disciplinas, assim distribuídas:
1. Bibliologia (Introdução Geral à Bíblia)
2. Teologia Própria (A Doutrina sobre Deus)
3. Cristologia (A Doutrina de Cristo)
4. Pneumatologia (A Doutrina do Espírito Santo)
5. Angelologia (Anjos), Antropologia (Homem) e Hamartiologia (Pecado)
6. Soteriologia (Salvação) e Eclesiologia (Igreja)
7. Escatologia
8. Hermenêutica Bíblica
9. Antigo Testamento
10. Pentateuco
11. Novo Testamento
12. Homilética
13. Português Instrumental
14. Ética Cristã
15. Evangelismo e Discipulado
16. Administração Eclesiástica
17. Teologia do Obreiro
18. Geografia Bíblia
19. História da Igreja
20. Heresiologia
21. Educação Cristã
22. Liderança Cristã
Maiores informações IBPE:
ibpe@hotmail.com
Profº Paulo César: (98) 8822-5944 / (98) 3234-2062
pauloc.desouza@hotmail.com
Profº Welliton Sousa: (98) 8833-3220/ (98) 3276-9869
wellitonsg@hotmail.com
sábado, abril 03, 2010
Família, Igreja e Sociedade
sexta-feira, abril 02, 2010
Portal Ensinador Cristão
Pessoal, como havia prometido em 2010 viríamos com muitas novidades!
O blog cresceu, e agora, também virou Portal!
- História da Escola Dominical e Educação Cristã;
- Auxílio para líderes de grupos de estudos e Escolas Bíblicas;
- Dinâmicas, para uso em sala de aula;
- Indicação de outros sites que poderão auxiliá-lo.
Não é história de pescador! - PréAdolescentes
O que é Parábola
A parábola, como a encontramos nos evangelhos, é um recurso didático, largamente utilizado por Jesus, a fim de elucidar as grandes verdades e mistérios do Reino de Deus. Vejamos, pois, como podemos defini-la.
- Definição etimológica
Originária do vocábulo grego parabolé, a referida palavra significa, etimologicamente, colocar uma coisa ao lado da outra; comparação. Não foi exatamente o que escreveu Ezequiel ao povo de Israel ao propor-lhe uma parábola? (Ez 17.2).
- Definição hermenêutica.
Segundo a hermenêutica, parábola é uma narrativa alegórica constituída de personagens, coisas, incidentes e atitudes que, através de comparações, facilita a compreensão de realidades que se acham além do nosso entendimento.
Exemplo: Objetivando mostrar aos seus contemporâneos o singular amor de Deus para com o pecador, o Senhor Jesus narrou-lhes a Parábola do Filho Pródigo. Doutra forma, como poderiam eles ver a Deus como o Amoroso Pai sempre pronto a receber o filho que, caindo em si, resolve retornar à casa paterna.
Os objetivos das parábolas de Jesus
Ao proferir as suas parábolas, tinha o Senhor Jesus, em mente, dois objetivos: um didático e outro teológico.
1. Objetivo Didático
Como o Mestre dos mestres, Jesus sabia perfeitamente como haveria de alcançar as ovelhas perdidas da Casa de Israel. Por isso, pôs-se a ensinar aos seus contemporâneos através de comparações. Ao falar-lhes das coisas terrenas, mostrava-lhes, com toda a clareza, as celestiais.
2.Objetivo Teológico
Além de ser o Mestre dos mestres, o Senhor Jesus era, de igual modo, a fonte de onde manam todos os mistérios do Reino de Deus. Como, porém, falar desses mistérios se a sua audiência era de gente simples?Para alcançar os seus ouvintes, foi ele comparando as coisas celestes com as terrestres, a fim de que estas esclarecessem aquelas.
Como interpretar as parábolas
Como poderá você constatar, não é difícil interpretar as parábolas. Aliás, o próprio Jesus encarregou-se de interpretar algumas aos seus discípulos (Mt 13.37,38). Basta termos em mente os seguintes passos, a fim de que possamos alcançar o seu significado:
- Buscar a verdade (ou verdades) que a parábola ilustra.
A pergunta encontra-se, invariavelmente, o início ou no final do texto. Como por exemplo da Parábolada Ovelha e da Dracma perdida (Lc 15.4,8)
- Ater-se à essência da parábola. Ou seja: que levemos em conta os traços principais da parábola e não propriamente o seu cenário. Na parábola do Filho Pródigo, por exemplo, devemos considerar os seguintes elementos: o pai, que representa o Amoroso Deus; o filho mais novo, que ilustra o pecador espiritualmente perdido e o filo mais velho que lembra o crente inconformado com a misericórdia divina em relação ao filho que volta a usufruir dos favores imerecidos do Pai Celeste.
Por conseguinte, não devemos nos preocupar em achar significado para os porcos, para as alfarrobas que estes comiam.
Conclusão
As parábolas de Nosso Senhor Jesus Cristo continuam tão atuais como nos dias do Novo Testamento. Atentemos aos seu ensino com todo cuidado e desvelo; pois continuam a explicar-nos os mistérios do Reino de Deus.
Fonte: Lições Bíblicas – 2º Trim. de 2005