quarta-feira, abril 07, 2010

As Condições de Judá Espiritual - Jeremias

A condição espiritual de Judá era decandente, dentre os pecados cometidos por aquela sociedade, listamos os seguintes:
A Idolatria
Era um mal hereditário, que se fortaleceu nos 55 anos de reinado de Manassés, quando a nação se afundou mais e mais nos abismos da depravação. No capítulo três de Jeremias, Judá é comparada, no seu relacionamento com Deus, a uma esposa que abandona o marido por associações promíscuas com outros homens, como uma prostituta. Também é tida como pior do que Israel, que já havia sido destruída pela Assíria (v.11).
A imoralidade
Depravação era tota. A satisfação sexual era promíscua e generalizada até entre as pessoas casadas. Adultérios aconteciam até entre os profetas (Jr 23.14; 29.13)
A mentira
Era largamente praticada. Mentia o povo ( Jr 8.8; 9,3), cada um enganando o seu companheiro (9.5), e mentiam os profetas, dizendo ao povo e ao rei mensagens agradáveis, que eles queriam ouvir (14.14; 23.25, 27.10). A situação era tão generalizada que Jeremias deu uma orientação preventiva a alguns (Jr 9.4), válida para ambiente daquele nível.
Desprezo à Palavra de Deus
A Palavra de Deus era totalmente ignorada. Quando Josias começou a reinar, fez uma reforma e foi achado o Livro da Lei (2Cr 34.15). Mas a reforma não atingiu o coração do povo que continuou idólatra. Não afetou o caráter da nação. Jeremias enfatizou que o sinal externo da circuncisão nada significava sem a circuncisão do coração (Jr 4.4; 9.26)
Outros pecados
Zombavam da profecia de castigo iminente do profeta (Jr 5.12), faziam opressão ao estrangeiro, ao órfão e à viúva (Jr 7.6), gostavam da fraude e dos furtos ( 5.26-28). Todas as pessoas estavam satisfeitas com a corrupção do governo.
Portanto, a situação que Judá se encontrava, era triste e caótica, o povo pereceu por não obedecer a Deus. Precisamos estar atentos para que não venhamos cair nestes erros.
Fonte: Lições Bíblicas - Juvenis - Estudo panorâmico dos profetas maiores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.