quinta-feira, outubro 27, 2011

Dietrich Bonhoeffer, o pastor que se tornou ameaça a Hitler.

Quem foi Dietrich Bonhoeffer.
Nasceu em 4 de fevereiro de 1906, em Breslau na Alemanha. Estudou Teologia em Tübingen e Berlim, onde se doutorou aos 21 anos.Trabalhou em várias igrejas européias de língua alemã (Barcelona, Londres) e concluiu seus estudos nos E.U.A.
Em 1935 Bonhoeffer retornou para a Alemanha, aceitando o convite para ser reitor e professor do Seminário da Igreja Confessante, ala da igreja evangélica, que não aderiu à política nacional socialista.
Após o seminário ser fechado pela polícia nazista, Bonhoeffer se engajou no movimento de resistência contra Hitler. Após muitas viagens pela Europa, ele foi preso em 5 abril de 1943 e executado em 9 de abril de 1945.
Apesar do pouco tempo de vida, Dietrich Bonhoeffer deixou um legado teológico precioso e uma fé viva e coerente com seus ensinos.



Resistência e sumbmissão
"Alguém pode escrever algumas coisas de forma mais natural e vívida em uma carta do que em livros, e nas cartas eu freqüentemente tenho melhores idéias do que quando estou escrevendo para mim mesmo." Trecho da carta escrita em 8 de julho de 1944 (Berlin-Tegel)
Foi esta carta que tem uma importante avaliação que Bonhoeffer fez a respeito de si mesmo que deu autoridade para, anos mais tarde, E.Bethge publicar uma coletânea de cartas escritas por Bonhoeffer no período da sua prisão. O livro foi publicado pela primeira vez em alemão com o título de Widerstand und Ergebung (Resistência e Submissão) em 1952 e pouco tempo depois em inglês com o título de Letters & Papers from Prison (Cartas e Papéis da Prisão).
O livro contém um artigo que ele escreveu para os colegas conspiradores intitulado "Dez Anos Depois", correspondência com os parentes (pais e sobrinhos) e amigos, dois sermões (casamento de E.Bethge com a sua sobrinha Renate e do batismo do afilhado), dez poemas e algumas orações pelos companheiros de cela. Sem dúvida foi através deste livro que Bonhoeffer ficou mais conhecido em nosso tempo.


Conheça mais!
 A editora Mundo Cristão acaba de lançar a biografia deste grande homem de Deus
Clique aqui e conheça
http://mundocristao.com.br/bonhoeffer/#

Um comentário:

  1. Olá!
    Estou passando para ajudá-lo a ganhar o livro da editora Mundo Cristão!
    Pena que você copiou teu texto do seguinte link:
    http://www.sociedadebonhoeffer.org.br/quem_foi.htm
    mas acho que mesmo assim está valendo!!!
    Se quiser, visite meu blog:
    leandropaixao.wordpress.com
    Abraço!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.