quarta-feira, abril 28, 2010

O Poder da Intercessão


Intercessão

Conceito: Súplica em favor de outrem. A intercessão pressupõe sofrer com os que sofrem; chorar com os que choram; e, tomar, como se fossem nossas, as dores alheias. É dizer a Deus que nos importamos com o sofrimento do próximo.

Nas Sagradas Escrituras, o ministério da intercessão cabia oficialmente ao sacerdote. Todavia, encontramos profetas, reis e patriarcas a suplicar, em favor dos filhos de Israel e até pelos estrangeiros impenitentes.

Jeremias foi o profeta que mais intercedeu pelos judeus (Jr 14.11). O que dizer da intercessão de Abraão por Sodoma e Gomorra? (Gn 19). No capítulo sete de 2 Crônicas, Salomão depreende-se em favor de seu povo. Ao inaugurar o Santo Templo, o sapientíssimo rei deixa bem claro que a casa de Deus é, antes de mais nada, um lugar de intercessão.

Todavia, a mais bela de todas as intercessões acha-se em João 17. Nesta passagem, Jesus mostra porque recebeu o sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque (1 Sm 12.23).

Ação Intercessória do Espírito Santo.

Mediação levada a efeito pelo Espírito Santo, visando a manutenção plena da comunhão entre o crente e o Salvador.

Ensina Paulo que o Espírito Santo intercede por nós, junto ao trono da graça com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26,27). Segundo o apóstolo a ação intercessória da Terceira Pessoa da Trindade deve-se ao fato de não sabermos como orar.

Não fosse essa mediação, nossa orações chegariam deformadas à presença do Pai; nenhum favor alcançaríamos. Mas, agora, contando com a ajuda do Espírito Santo, nossas preces são levadas aos céus como se fossem incensos. Eis porque nossas orações têm tanto poder e graça. A oração de um justo, escreveu Tiago, pode muito em seus efeitos.

Propósitos da Oração Intercessória

1- Para que Deus sustasse o seu juízo (Gn 18.23-32; Nm 14.13-19; Jl 1.17)

2- Que restaurasse o seu povo (Ne 1l Dn 9)

3- Que livrasse as pessoas do perigo (At 12.5,12)

4- Que abençoasse o seu povo (Nm 6.24-26)

5- Para que o Espírito Santo viesse sobre os crentes (At 8.15-17)

6- Para que Deus desse capacidade às pessoas de autoridade para governar bem (1Cr 29.19)

7- Pelo crescimento na vida cristã (Fp 1.9-11)

8- Por pastores (2 Tm 1.3-7)

9- Pela obra missionária ( Sl 67.3-5)

Um comentário:

  1. Olá Eduardo, foi um grande prazer conhecer o seu blog. Parabéns pelo conteúdo e forma. Que o Senhor o abençoe. Um abraço em Cristo. Glória Brasil.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.