terça-feira, abril 20, 2010

Chorando aos pés do Senhor

O lamento de Jeremias
Diante da desobediência do povo e sua teimosia em continuar rebelde, Deus declara sua penalidade. Jeremias expressa um dos lamentos mais comoventes relatados na Bíblia. Apesar de ser menosprezado durante todo o seu ministério, Jeremias está amargamente triste diante do sofrimento de seus conterrâneos. Isto nos serve de lição, apesar de muitas vezes a mensagem que nós levamos não encontrarem as melhores recepções, devemos sempre lamentar e chorar ao vermos nossos expectadores, colherem o mal que plantaram.
Deus jamais deve ser culpado pela punição aplicada em seus ofensores, pois a Sua graça, para remissão dos pecados, tem sido oferecida desde os primórdios, através de seus profetas e hoje através da igreja de Cristo.
Assim como Jeremias veremos a seguir outros personagens bíblicos que lamentaram diante das iminentes ruínas de seu povo.
O lamento de Moisés
Em Deuteronômio 31.16, o Senhor diz a Moisés que após a sua morte o povo de Israel voltará a se prostituir e voltará a adorar a deuses estranhos. Desta forma profeticamente, foi revelada a Moisés a apostasia futura de Israel. No capítulo 32, em forma de cântico, Moisés adverte o povo sobre a rebelião e infidelidade a Deus e lamenta por seu povo, que irá sofrer os castigos severos de Deus.
O lamento de Samuel
Neste momento relatado do livro de 1 Samuel, capítulo 8, Samuel após longos anos como juiz de Israel, encontra-se em idade avançada, e sem ninguém para sucedê-lo, pois seus filhos inclinaram os seus corações ao pecado, todos os anciãos reuniram-se e pediram que fosse constituído um rei, a exemplo de outras nações, para que governasse sobre Israel.
Diante de tal pedido, Samuel encontra-se em situação desconfortável, já que, com este pedido, o povo estava literalmente rejeitando a Deus e o seu governo.
A escolha do povo entristece o profeta do Senhor. Deus conhecendo o íntimo de Samuel o conforta:
"E disse o Senhor a Samuel: ouve a voz do povo em tudo quanto te disser, pois não tem rejeitado a ti; antes a mim e tem rejeitado, para eu não reinar sobre ele." (1 Sm 8.7)
Samuel, sendo um homem que conhecia a Deus desde a mais tenra idade, sabia que esta não era a vontade soberana do Senhor, pois o povo sofreria com os reis corruptos e idólatras.
O lamento de Oséias
Oséias, a exemplo de Jeremias, sempre advertiu o povo sobre sua apostasia e suas conseqüências graves, mas seguindo o exemplo dos sacerdotes daquela época, o povo afastava-se de Deus e rejeitava conhecê-lO.
Diante da rejeição da mensagem pregada, o profeta não tinha outra alternativa a não ser lamentar a destruição de seu povo, pois "lhe faltava conhecimento" (Os 4.6)
O lamento de Paulo
Nos capítulos 9 a 11 de Romanos, Paulo trata do problema de Israel, e sua presente rejeição do evangelho. Paulo se comovia com uma grande e contínua dor no seu coração (Rm 9.2), a preocupação e tristeza eram incessantes, por aqueles que estão sem Cristo. Atitudes semelhantes vemos em nosso Mestre Jesus.
O lamento de Jesus
Jesus chorou. Há poucos dias assisti uma entrevista com um grande astro do esporte, explicando seus constantes escândalos. Falando em meio a lágrimas, suas trágicas desventuras, foi questionado, pela repórter se ele não tinha vergonha de chorar, sua resposta foi: "Claro que não, até Jesus chorou". A grande diferença, amados irmãos, é que o choro de Jesus relatado em nos evangelhos, sempre foi por lamentar a condição humana do pecador que não conhece a Deus e por aqueles que o rejeitam deliberadamente.
Em Lucas 13.34, Jesus lamenta, por causa da rebeldia de Jerusalém, que resistia à graça e à vontade de Deus.
Conclusão
A sociedade pecaminosa, rebelde e apóstata em que vivemos, não terá outro pagamento, senão a execução do juízo de Deus. Todos que rejeitam ao Senhor e os seus ensinamentos provarão da ira vindoura. Resta-nos, orar, lamentar aos pés do Senhor e acima de tudo anunciar o Evangelho das Boas Novas.
Em Cristo
Eduardo Sousa

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.