sábado, abril 03, 2010

Família, Igreja e Sociedade

Família e igreja são partes integrantes do plano de Deus para a humanidade. Somos chamados de filhos, temos Deus por nosso Pai e devemos tratar uns aos outros por irmãos.

A família pode ser bastante beneficiada pela igreja, pois esta oferece àquela, à luz da Palavra de Deus, a forma correta de viver. Quem despreza a influência da igreja na vida da família despreza também os benefícios desta convivência planejada por Deus. Josué era uma homem de oração, mas também de ação, e quando estavam na Terra Prometida, disse ao povo que ele e sua casa serviriam ao Senhor, Quer dizer, devotariam suas atenções, fé e confiança no Deus que lhe tirara do Egito e lhes dera a tão sonhada terra. É intenção de Deus que todas as famílias sejam abençoadas.
De forma prática, a igreja pode abençoar a família:

Orando por ela. O santuário onde nos reunimos para adorar a Deus foi chamado por Jesus de Casa de Oração. Os familiares não podem ser deixados de fora das súplicas do povo de Deus. Não é justo levar nossas famílias para orarem na igreja, e não incluí-las em nossas orações. Muitas mães e pais já viram a mão de Deus agindo por seus filhos através da oração da igreja local.

Aconselhando-a. Há famílias em nossas igrejas que se dedicam inteiramente
 à obra do Senhor, como a de Estéfanas (1Co 16.15) e Priscila e Áquila, que tinham, literalmente, uma igreja em sua casa (Rm 16.3-5). Da mesma forma que há ministérios trabalhando com evangelização, novos convertidos, crianças e jovens, deve haver na igreja um ministério específico para atuar com as famílias. O aconselhamento cristão para a família certamente demonstrará a importância que ela têm aos olhos do Senhor e da congregação, além de auxiliar os crentes acerca do padrão exigido PR Deus para as relações familiares. Um conselho dito ao seu tempo é muito bom (Pv 15.23). Se com bons conselhos aplacamos uma guerra, o que não pode ser feito se investirmos em nossas famílias?

Marcando reuniões específicas. Nas igrejas há reuniões para criança, jovens, obreiros e até mesmo para as pessoas que se afastaram dos caminhos do Senhor. Tais reuniões não representam o sectarismo, mas uma forma de direcionar a mensagem do Evangelho para grupos específicos. A família pode ser beneficiada pela igreja com reuniões específicas, louvores e pregação direcionados às necessidades familiares como relacionamentos entre pais e filhos e entre o casal, sobre finanças e vida doméstica. Diversos assuntos podem ser tratados em um culto para famílias, mesmo que este não seja feito no santuário, e sim na casa de algum membro da congregação.


Orientação didática
Durante este trimestre, você poderá aproveitar este assunto e fazer uma grande campanha da família em sua Igreja. Confeccione convites e distribua para todos os alunos a fim de que eles tragam todos os seus familiares para a Escola Dominical, principalmente os que ainda não servem a Deus. Se possível, peça-lhes que toda a família procure se sentar junto na igreja. Converse com o pastor da igreja para que ele esteja intercedendo especialmente pelas famílias todos os domingos no encerramento da Escola.

Fontes:
Lições Bíblicas – CPAD – 2º Trim. de 2004
Revista Ensinador Cristão - N º 18

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário.