terça-feira, abril 14, 2009

Árduo é o ministério do ensino

Árduo é o ministério do ensino. São tantas as dificuldades encontradas, tantas barreiras...que todo dia devemos orar ao Senhor buscando motivação e ânimo para continuar.

Que atire a primeira pedra aquele professor ou superintendente, que nunca se viu diante de pelo menos uma dessas adversidades:

Classe vazias - este é um mal crônico que tem afetado muitas escolas dominicais, o que dizer então quando amanhece chovendo? parece que muitos dos nossos irmãos não conseguem trocar sua cama quentinha pela exposição da Palavra de Deus, sabemos que muitos encontram dificuldade de locomoção, mas o que dizer daqueles que são 'vizinhos' da igreja? Lembro-me que certa vez fui ao interior do Maranhão, e na ocasião visitei a escola dominical de uma igreja local, durante o percurso, que fiz de carro, vi muitos irmãos a caminho da casa de Deus, uns a pé, outros de bicicletas, outros de carroça, mas todos estavam indo bem cedo, para ouvirem o ensino da Bíblia Sagrada. Alegrei-me muito com a cena, mas confesso que também senti-me envergonhado. Envergonhado, por saber que muitos alunos que têm muito mais facilidade, sempre arrumam uma desculpa para não frequentarem a EBD.

Outro grande problema é a falta de recursos financeiros, que por sua vez reflete na falta de recursos didáticos. Bem-aventurados aqueles mestres que tem disponíveis em suas classes, quadro branco, mapas, flip-chart, livros para pesquisas, slides, entre outros. Muitas vezes não há o mínimo de recursos, nem para comprar o lanche dos alunos das classes infantis. Falo isso porque já vi muitas vezes professores tirando de seu próprio bolso dinheiro para tal finalidade. Talvez este ponto seja o precedente para o item anterior, neste caso os professores, acabam sendo vítimas, pois não podem desempenhar seu ofício com destreza.

Salas de aulas (quando existem) inadequadas - resolvi deixar este item separado, pois acho importante frisar que muitas EBDs por aí funcionam sem a mínima estrutura, são 'classes' umas próximas a outras, onde além de outras funções, o professor exerce o papel de "regulador de som" dos seu alunos e do professor da classe do lado. Tenho visto construções de grandes templos, e são pouquissímos que se preocupam em fazer salas de aulas. Há espaço até pra tendinha do lanche ou pra lojinha que vai vender os cds e dvds do próximo grande pregador que passará por lá, só não há espaço e recursos para salas que serão usadas para preparar o povo de Deus.

Líderes (incluindo aqui pastores) que não dão apoio algum à EBD - Glorifico a Deus porque não são todos assim, há ainda remanescentes que sabem da importância do ensino. Certa vez conheci alguns irmãos que congregavam em uma igreja, cujo pastor aboliu a Escola Bíblica, pois segundo ele não havia em sua Bíblia nenhuma referência a esta agência de ensino. Quanta ignorância! Alertei aos irmãos que todos nós precisamos do estudo sistemático da Palavra de Deus, mas, infelizmente fui ignorado. Esta igreja viveu um momento de "crescimento", mas na primeira dificuldade, no primeiro ataque de Satanás, muitos negaram sua fé, muitos caíram e a igreja diminuiu na mesma velocidade que inchou. O motivo? Não haviam raízes, estas só podem ser produzidas pela poder que há na Bíblia Sagrada.
Existem outros pastores que se até se orgulham do trabalho de EBD de sua igreja, mas nunca a frequentam, sempre arrumam ocupações neste horário, alguns acham que é hora de fazer visitas, ou de fazer manutenção na igreja, outros marcam reuniões administrativas...e a cada domingo que passa as ovelhas não veem seu pastor na hora que estão sendo alimentadas.

Já vivi um caso, que um membro da igreja era candidato a vereador da cidade, e este resolveu fazer uma carreata no domingo pela manhã, no horário da Escola, e grande parte da liderança, da igreja deixou de cumprir sua responsabidade com Deus, para fazerem campanha política. E acreditem se quiserem...tiveram a falta de vergonha de passaram em frente a igreja, convidando os alunos a fazerem parte daquele evento maldito. MISERICÓRDIA!!

Para encerrar há ainda o problema de desprestígio da EBD, em relação a outros trabalhos da igreja. Há dinheiro pra outros departamentos, há agenda livre, há apoio do pastor.
Sempre se dá um jeito de comprar farda para vocal, mas não tem dinheiro pra presentear um irmão que não tem condições de comprar a revista do trimestre. Tem músico tocando em todos os trabalhos, mas na EBD, os músicos sempre estão de folga. Tem automóvel pra levar irmãos para o Congresso de Jovens, mas não tem uma bicicleta pra levar a irmã que mora muito longe da congregação.

Portanto, meus amados este são pelo menos alguns dos empecilhos encontrados no ministério de ensino, mas não desanimem, pois o trabalho tem sido feito para a glória do nosso Senhor e ele os honrará.

Se você já passou por experiências semelhantes ou já enfrentou estas ou outras barreiras, comente.


Em Cristo
Eduardo Sousa

4 comentários:

  1. Muito correta a colocação do Eduardo, faço dele as minhas palavras, sou professor e tenho enfrentado muitas barreiras, culto de louvor igreja cheia, culto de libertação igreja cheia, o cantor fulano de tal, profissional do louvor que cobra 5 mil reais para cantar 2 hinos ao Deus que deu a bela voz para ele igreja cheia, ESCOLA DOMINICAL vazia, o profeta Oseias falou que o povo esta sendo destruído porque lhe faltava o conhecimento, a EBD é o melhor e mais abrangente seminário que se conhece, e o mais barato também, vamos prestigiar a nossa escola e vamos prestigiar os nossos professores, nossos mestres, amém. Pb. Marcelo MItrach (m_mitrach@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Irmão Eduardo,pela misericordia de Deus sou dir. de uma EBD em uma igreja pequena, não temos dep. infantil. Temos uma grande dificuldade para ensinar os adultos, mas o ensinamento está sendo feito mesmo com as dificuldades.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Creio que vale acrescentar que é também muito desestimulante o fato de haver uma revista com pouco conteúdo, elaborada sob uma visão muito mais terrena que espiritual, muito redundante em suas colocações e pouco explanativa, repetitiva em seus textos e que aborda assuntos mais teológicos que bíblicos, quer dizer, mais voltados para doutores que para as massas, propriamente dito, não supondo junto aos alunos uma importância útil para sua vida prática.

    Estou falando especificamente das lições Betel. São elaboradas por pastores, eu sei, mas infelizmente não estão trazendo assuntos realmente emergenciais para esses últimos dias da Igreja na terra.

    Falo com conhecimento de causa. Posso fazer essa comparação sem titubear. Sou professora da EBD há 10 anos ininterruptos e já dei aula em todos os departamentos (de novos convertidos e crianças até a classe dos obreiros). Tive a oportunidade de usar lições de todos os níveis e também de várias editoras, como as da CPAD (excelentes!), da Editora Cristã Evangélica, utilizo algumas da Imprensa Batista Independente para apoio e, há quase 8 anos, usamos a Betel. Francamente, o que tenho visto de jovens, adolescentes e obreiros reclamando da qualidade dessas últimas, é de fazer vergonha (para quem as elaboram - ou as re-publicam com capa diferente - pasmem!).

    Independente de qual for a revista adotada, porém, o procedimento correto do professor é buscar fontes alternativas de apoio, para melhorar suas explanações e a dinâmica da sua aula. Contudo, em se tratando das edições Betel, muitas vezes o texto da lição precisa ser substituído quase que totalmente por outro mais esclarecedor, mais próximo das necessidades da Igreja atual e também mais aptos a prender a atenção dos irmãos.

    A direção da nossa igreja não é autorizada pela Catedral a trocar a lição por outra - tipo CPAD - por causa da editora, que é própria do Ministério Madureira. Jogo de politicagem? Não sei. Interesses pessoais? Também não sei dizer. Só sei que as aulas poderiam ser bem mais interessantes se pudéssemos escolher o material a utilizar ali, pois assim buscaríamos alternativas mais adequadas à realidade da nossa irmandade.

    Louvo ao Senhor por este chamado, mas sei que é um desafio muito grande. Felizmente, pelo menos, temos uma revista. Melhor do que aqueles que não podem nem mesmo ler suas Bíblias em nações onde o Evangelho é perseguido... (Oremos por nossos irmãos perseguidos!)

    Considere este comment um desabafo.

    De uma professora da EBD que sofre com todos os ítens acima mais este que estou colocando também.

    Deus abençoe a todos.

    ELAINE CÂNDIDA

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.