quarta-feira, abril 08, 2009

A Superioridade da Mensagem da Cruz

Para corrigir esse problema, Paulo expõe nesse capítulo os fundamentos básicos da mensagem do evangelho. Ele levanta três colunas que sustentam a verdadeira mensagem do evangelho: O evangelho centraliza-se na morte de Cristo, é parte do plano eterno de Deus e é revelado pelo Espírito Santo por intermédio da Palavra de Deus.

 O evangelho está centralizado na morte de Cristo na cruz (2.1-5)

A morte de Cristo e a proclamação dessa morte pareciam totalmente absurdas aos gentios.

Conteúdo do Evangelho

 “Porque, quando estive com vocês, resolvi esquecer tudo, a não ser Jesus Cristo e principalmente a sua morte na cruz.” (2.2).

 A cruz aponta para a justiça e para o amor de Deus. O evangelho centraliza-se na morte de Cristo. Na capital da filosofia, Paulo decide pregar a mensagem da cruz de Cristo. A morte de Cristo na é uma doutrina periférica do cristianismo. A morte substitutiva de Cristo na cruz é o ponto central e culminante do evangelho. Não há outro evangelho a ser pregado a não ser “Jesus Cristo e este crucificado”.

 A mesma cruz, que era escândalo para os judeus e loucura para os gregos, era o conteúdo da pregação de Paulo. Paulo se gloriava daquilo que os judeus e gregos se envergonhavam.

 Paulo escandaliza a cidade de Corinto ao dizer que é no Cristo crucificado que se encarna a verdadeira sabedoria de Deus.

Paulo usa linguagem forte em 1.27,28. As coisas loucas do mundo irão envergonhar os sábios e as fracas do mundo irão envergonhar os fortes.

Dedicação exclusiva do evangelho

 “Meus irmãos, quando fui anunciar a vocês a verdade secreta de Deus, não usei muitas palavras nem grande sabedoria.” (2.1)

 Paulo não foi a Corinto como um filósofo, para apresentar mais uma idéia. Ele foi a Corinto para glorificar a Deus pregando o evangelho de Jesus Cristo.

Política, filosofia nem dinheiro podem ocupar o lugar da cruz de Cristo. A vida de Paulo era anunciar Cristo. Essa é a grande necessidade dos pregadores. A pregação é a maior necessidade da igreja e a maior necessidade do mundo

Maneira de pregar o evangelho.

Observem que no versículo 1, Paulo diz que ao chegar a Corinto, ela anunciou o testemunho de Deus com ostentação de linguagem, ou de sabedoria, ou seja, ele não se tornou um filósofo ou orador, mas chegou a Corinto como uma testemunha. Paulo diz que tem tem duas maneiras de pregar o evangelho:

Primeiro ele menciona o aspecto negativo: “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria...”(2.4). A forma não pode ser maior que o conteúdo.

Segunda maneira é positiva: “e foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós” (2.3,4; 2 Co 11.30). Ele não foi com ufanismo ou autoconfiança; ele não foi com soberba e vanglória, mas foi com muita humildade, por entender a grandeza e majestade da mensagem que ele estava pregando. Ele foi na total dependência de Deus.

O propósito de pregar o evangelho

“Portanto, a fé que vocês têm não se baseia na sabedoria humana, mas no poder de Deus.” (2.5)

 Temos de pregar o evangelho com simplicidade, ressaltando o seu conteúdo para que as pessoas não dêem mais importância ao pregador do que a mensagem.

O propósito da pregação não é enaltecer o pregador, mas o Jesus que o pregador anuncia.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo comentário, que Deus continue dando sabedoria aos comentaristas.

    ResponderExcluir
  2. kra nao to conseguindo editar,como eu faço,, esse templete ficou legal, valeu,, fica na paz e ate mais........

    ResponderExcluir
  3. Ola, meu querido, estou sendo edificado, parabens pelos sinceros comentarios, Deus te abençoe.
    Creio que está sendo usado pelo Senhor Jesus para edificar muitas vidas.
    Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.(1Co.2,5)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.