sábado, abril 18, 2009

Partidarismo na Igreja - II

Os Crentes unidos

O espírito de sectarismo existia na igreja de Corinto, o que poderia causar um cisma.Isto estava acontecendo justamente porque a igreja estava sendo influenciada pelo mundo. As pessoas de Corinto estavam acostumadas a admirarem pensadores e filósofos, que iam para as praças divulgarem suas idéias, e esta influência entrou na igreja. Esta era uma das principais preocupações de Paulo, por isso ele cita esta divisão logo no primeiro capítulo.

“Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer” (1.10)

As divisões eram internas. Paulo pede que corrijam a situação e que sejam inteiramente unidos. Paulo utiliza um verbo cuja sua tradução do grego, tem a ver com a restauração de algo à sua condição correta.

Os quatros partidos

Paulo menciona quatro partidos dentro da igreja de Corinto.

“Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo.” (1.12)

Porque os coríntios escolheram para si três ministros e também Cristo como os seus respectivos lideres?


“Eu sou de Paulo”
Provavelmente os indivíduos “partidários” de Paulo, eram gentios e admiradores da linha de pregação de Paulo, ou seja da liberdade cristã. É muito provável que este grupo confundisse liberdade com libertinagem e utilizasse o cristianismo para fazer o que bem queria.

“e eu, de Apolo”
Apolo era da cidade de Alexandria, a segunda maior cidade do mundo, os centros da atividade intelectual do mundo, a exemplo têm a biblioteca de Alexandria, uma das maiores do mundo.
A este grupo pertenciam os intelectuais, pois admiravam o grande orador e um homem de fluência na palavra (At 18.24). Estes gostavam de eloqüência e cheio de retórica. Era a elite intelectual da igreja.

“e eu, de Cefas”
Cefas era a forma aramaica de Pedro. Não sabemos se Pedro tinha estado alguma vez em Corinto. Mas, Pedro era cristão mais antigo que Paulo. É possível que sua pregação tivesse ênfase diferente da de Paulo.
De certa forma Pedro representava o cristianismo judeu, portanto a este grupo pertenciam os judeus e prosélitos (pessoas que se tornavam judeus pela circuncisão), estas pessoas observavam os ritos judeus e ensinavam que o homem devia observar a lei para a salvação.

“e eu, de Cristo”
É bem provável que este fosse o grupo mais perigoso, por ser talvez, exclusivista. Achavam-se os únicos cristãos verdadeiros. Isto mostra que eles não se submetiam a qualquer líder humano.

Os crentes gloriando-se no Senhor

Os coríntios caíram num erro sério ao se gloriarem dos líderes humanos. Paulo rejeitou a tentação de formar uma igreja baseada na sua própria popularidade. Para combater a quase adoração de líderes humanos praticada pelos crentes coríntios, Paulo ressalta:

“ escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.” ( 1.27-29).

Devemos nos gloriar somente no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.