terça-feira, março 17, 2009

Preservando a Palavra do Senhor para viver.

Introdução

Deus deu ao povo de Israel muitos anos de paz em suas novas casas. Eles viviam em aldeias ou moravam nas cidades que haviam tomado dos inimigos, se alimentavam de suas colheitas e eram felizes.
Anos se passaram. Josué foi o grande general de Moisés, o homem que conduziu os israelitas através do rio Jordão. O soldado do Senhor, que derrotara os exércitos das tribos inimigas, tinha 110 anos e sabia que iria morrer logo. (Js 23.1)

Nesta lição, vemos que se aproxima a morte de Josué, e este grande líder se preocupa com a nação de seu antecessor, Moisés.


Josué convoca o povo (Js 23.2-5)

As exortações finais de Josué ao povo escolhido de Deus envolveram duas perspectivas históricas depois da divisão da terra entre as tribos.

A primeira perspectiva foi de curto alcance. Incluiu uma revisão da fidelidade de Deus para com Israel no passado recente, ou seja, desde que atravessaram o Jordão e experimentaram várias vitórias na terra de Canaã.

A segunda perspectiva foi de longo alcance. Incluiu um retrospecto da fidelidade de Deus a Israel desde que escolheu e chamou Abraão, tirando-o do ambiente de idolatria de Ur dos caldeus, levando-o (juntamente com sua família) graciosamente para Canaã.

É importante observar que não se pode desprezar o passado, pois ele dá informações preciosas de como devemos ou não proceder em relação às questões da vida. Foi isso que Josué deu entender ao povo, mostrando a eles a evidência da história (Js 23.3).


Uma séria advertência

Depois de lembrar os eventos vividos pelos filhos de Israel, de que fora o Senhor Deus que lhes dera a terra de Canaã, Josué fez a sua conclusão com a mesma clareza:

‘Porque, se dele vos desviardes e vos apegardes ao restante destas nações ainda em vosso meio, e com elas vos aparentardes, e com elas vos misturardes, e elas convosco, sabei, certamente, que o Senhor, vosso Deus, não expulsará mais estas nações de vossa presença, mas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos, até que pereçais nesta boa terra que vos deu o Senhor, vosso Deus.” (Js 23.12,13)


Para amardes ao Senhor vosso Deus

Josué exortou Israel a cultivar uma profunda comunhão com o Senhor e amá-lo devotadamente como Ele os amava. O amor a Deus unido à gratidão seria a motivação para obedecerem a sua Palavra e a se separarem dos caminhos iníquos das nações.

Desafio à obediência

Caso os israelitas servissem ao Senhor, continuariam a ser vitoriosos contra as nações que ainda restaram naquele lugar. Além das vitórias militares e do acréscimo de terras obtidas, os israelitas deveriam servir de exemplo às nações. Essa era uma questão necessária para que o povo pudesse testemunhar de Deus às nações vizinhas, além de não ser influenciadas por elas.

2 comentários:

  1. Peço autorização para publicar este comentário no site EBDweb (www.ebdweb.com.br).

    ResponderExcluir
  2. Márcio, fique a vontade, meu irmão e obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.