quarta-feira, março 25, 2009

Os últimos atos de um grande líder

O exemplo na convocação. Por ocasião da proximidade de sua morte, Josué convocou todos os líderes das tribos e a Bíblia diz que todos se apresentarem perante o Senhor. Aqueles homens faziam parte da liderança em Israel, mas estavam a serviço de Deus, e por isso se apresentaram diante Dele.

A primeira parte do discurso de Josué 24 é para esses líderes. Por mais que trabalhemos na igreja, atendamos algum ouvinte ou exerçamos algum ofício, o fazemos para o Senhor. E em nome do Senhor ("Assim diz o Senhor"), Josué fala com a mesma autoridade de Moisés (Dt 18.15-19), relembrando ao povo seu começo simples, na pessoa de Abraão e seus descendentes e passando pela história de libertação do Egito.

Esse fato é relembrado diversas vezes, pois o povo deveria saber que não servia a Jeová por nada. Ele se encarregara de beneficiar a nação israelita em diversas vezes, desde a época do patriarca até o assentamento em Canaã, e além de aturar suas constantes rebeldias e reclamações, lhes dera a liberdade e uma nova terra, coisa que os deuses do Egito e do outro lado do Jordão não fizeram.

Abandonando todo os deuses. Agora, pois temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade, e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais...e servi ao Senhor"Js 24.14. Essa foi a palavra de Josué aos seus liderados, antes de sua morte. É provável que ele soubesse que muitos israelitas ainda não tinam seu coração voltado verdadeiramente ao Senhor, e que ainda estavam devotados a algumas divindades do Egito, de onde haviam saído. Por isso, ele diz que devem temer ao Senhor, e depois servi-lo com sinceridade e verdade.

Por fim, ordena que sejam jogados fora os deus (ídolos de escultura ou as divindades que eles representavam), pois Deus deseja a mesma exclusividade que devotou aos israelitas. Servir a Deus sem sinceridade, ou ter outros deuses guardados no coração, pode até passar despercebido da liderança, mas não passa do Senhor.

Uma escolha a ser tomada. Todos os dias temos de tomar decisões pequenas ou grandes. A maior delas é a de servir ao Senhor, e esta decisão, naquele instante, ficou a cargo do povo. Josué deixou claro que ele e sua família serviriam ao Senhor, mas o povo deveria escolher a quem iria servir, caso chegassem à conclusão de que servir a Deus, depois de todas as bênçãos que Ele enviou, era algo ruim.

Isso não significa que Josué deu abertura para que o povo apostatasse e escolhesse outros deuses, mas os confrontou, exigindo deles uma decisão que perdurasse para as próximas gerações.


Texto copiado da Revista Ensinador Cristão - Nº 37

Um comentário:

  1. A nossa vida foi tremendamente edificada por essa lição que se finda, mas apenas o 1º trimestre findou, pois as lições que aprendemos servirá para nossa edificação na vida pessoal, familiar e de liderança cristã, em toda nossa história...

    O que muito me chamou atenção foi que Josué ao se dispidir, convocou o povo e fez todos reconhecer que Deus é quem cuida de nós e participa da nossa história de vida, mas requer de nós que nosso coração seja totalmente entregue a ele e que nunca deixemo-lo por nada! Aleluia! Mas é necessário que nossa confissão seja explícita, de forma que a "Pedra" angular que é Jesus seja testemunha de nosso ato de reconhecimento e entrega total ao Senhor nosso Deus, e todas as bençãos prometidas para seu povo serão derramadas... Glória a Deus!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.