segunda-feira, março 23, 2009

A Despedida de um líder


O segundo e último pronunciamento de Josué a Israel antes de sua morte, aos 110 anos de idade (24.29), teve um ênfase similar ao primeiro. No entanto, foi mais abrangente. Além do mais, foi muito mais dramático em termos de situação geográfica.

Entre duas montanhas

Novamente Josué “reuniu...todas as tribos de Israel em Siquém”(24.1) – um local único e significativo para uma mensagem de despedida. Foi ali (nos montes Ebal e Gerizim) que anteriormente Josué erigiu um altar ao Senhor e escreveu as leis em grandes tábuas de pedra, revendo-as diante de todo Israel (8.30-35).

Mais importante

Foi nesse mesmo local que Abraão ouviu pela primeira vez a promessa de Deus que daria a Israel a terra de Canaã. Também foi ali que ele mostrou que rejeitava os falsos deuses, também erigindo um altar ao Senhor, o único Deus verdadeiro (Gn 12.6,7).

Mais dramático

Também foi nesse local que Jacó, ao retornar de sua peregrinação carnal pela Mesopotâmia, purificou toda sua casa dos falsos deuses e também edificou um altar ao Senhor (33.18-20; 35.1-4).
A preocupação primária de Josué em relação a Israel é clara como um cristal. Queria que soubessem que foi o Deus de Abraão, Isaque e Jacó que os conduziu até aquele ponto da história dos filhos de Israel – não somente capacitando-os a realizar grandes façanhas em Canaã desde a travessia do Jordão, mas desde o princípio, quando Deus chamou Abraão para fora de Ur dos Caldeus (Gn 12.1,3). Josué cita repetidamente o Senhor para deixar claro o seu ponto:

- “Eu [o Senhor] tomei Abraão, vosso pai, dalém do rio” (Js 24.3)
- “Enviei Moisés e Arão e feri o Egito ” (v.5)
- “Tirando eu vossos pais do Eito” (v.6)
- “Eu vos trouxe à terra dos amorreus...os entreguei nas vossas mãos (v.8).
- “[Eu] vos livrei da sua mão [ de Balaão]” (v.10)
- “Entreguei [ os cananeus, os amorreus, os ferezeus, os heteus, os girgaseus, os jebuseus e os habitantes de Jericó] nas vossas mãos”(v.11)
- “Enviei vespões adiante de vós” (v.12)
- “Dei-vos a terra em que não trabalhastes” (v.13)

Concluindo

Com esta rápida série de citações do próprio Senhor, Josué concluiu seu discurso com esta exortação a Israel: “Temei ao Senhor e servi-o com integridade e com fidelidade”(v.14). Advertiu o povo: “Deitai fora os deuses”aos quais os pais tinham servido “dalém do Eufrates e no Egito”e servi ao Senhor”(v.14)

“EU E MINHA CASA”

Josué terminou seu discurso formal como que ficou conhecido como um dos testemunhos mais poderosos e corajosos em toda a Escritura. Em sua idade avançada, e talvez com voz trêmula, ele exclamou:

“se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24.15



Fonte: Josué, um modelo de vida - Gene Getz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.