Existem evidências arqueológicas que correlacionam a conquista de Jericó e Hazor com os dados bíblicos da conquista feita por Josué. Em contrapartida, a conquista de Ai, descrita em Josué 7 e 8, ainda não foi iluminada por descobertas arqueológicas.
A Ai bíblica é usualmente associada com et-Tell, porque o local topográfico de et-Hell fica perto de Ai pelo que a Bíblia descreve ( a leste de Betel, vales e colinas nas posições apropriadas etc.). Entretanto, extensas escavações arqueológicas em et-Tell têm demonstrado

Foram feitas algumas tentativas de identificar outras colinas arqueológicas na região a leste de Betel (que geralmente é identificada com a aldeia de Beitin) com a Ai bíblica, mas até agora ainda não foi feita uma identificação definitiva. Recentemente, um sítio arqueológico de 0,8 hectare, te chamado Khibert el-Makatir, foi sugerido por satisfazer os requisitos textuais, geográficos e, especialmente, arqueológicos para Ai - fica a Leste de Betel, tem uma colina e um vale ao norte etc., e tem, segundo parece, os restos de uma pequena fortaleza que data de aproximadamente 1400 a.C., a mesma época da conquista feita por Josué. entretanto, não será possível ter certeza a respeito dessa identificação até que o perfil arqueológico do sítio esteja completamente substanciado.
Visto que, repetidas vezes, as descobertas têm demonstrado a fidedignidade do texto bíblico parece melhor esperar que escavações futuras ajudem a responder à questão complexa da identificação de Ai.
Fonte: Manual Bíblico de Halley
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário.