sexta-feira, dezembro 04, 2009

Davi e o Preço da Negligência na Família – Lição 10

Introdução

Depois de Arrepender-se profundamente, Davi recebeu o perdão de Deus, mas isso não o livrou de sofrer as lamentáveis conseqüências do seu ato. As terríveis palavras do profeta ecoaram nos ouvidos do rei por longo tempo. Seu filho Amnom, depois de estuprar a própria irmã, Tamar, foi morto por vingança por outro filho de Davi, Absalão, o favorito do rei. Posteriormente, em um ato de traição, Absalão liderou uma rebelião, na tentativa de usurpar o trono de seu pai. Tal investida, entretanto, não foi bem-sucedida. Uma das cenas mais lamentáveis da Bíblia é a tristeza arrasadora, demonstrada por Davi, quando este chorava desesperado, dizendo: "Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho! (2 Sm 18.33).

    Os problemas de Davi, porém, não terminaram com a morte de Absalão. Tempos depois, houve outra rebelião, incitada por um desertor chamado Seba. A insurreição foi sufocada, mas seguida por um período desastroso de fome e, logo depois, por uma praga que devastou a nação. Finalmente, pouco antes da morte de Davi, Adonias, outro filho do rei, fez uma tentativa malsucedida de usurpar o trono.

    A despeito da trágica história dessas aflições que vieram sobre Davi em seus últimos anos de vida, como conseqüência da sua atitude insensata, tal homem foi o maior rei de Israel e, nas palavras encontradas no texto bíblico, um homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13.14)

Colhendo Tempestades

    Logo chegou o tempo em que Davi começou a colher o que havia plantado. Seus filhos estavam crescendo. Como frequentemente acontece nas famílias onde existem muitas esposas, surgiu uma intensa rivalidade entre os filhos. Agora que a iniqüidade de Davi se tornara pública, os filhos mostravam pouco respeito pelo pai e, de modo geral, demonstravam pouquíssimo interesse pelas coisas espirituais.

    Por este tempo, Amnon, um dos filhos de Davi, desenvolveu uma forte paixão por Tamar, sua irmã por parte de pai. Tal relacionamento era proibido pela Lei de Moisés (Lv 18.11), embora parecesse uma prática comum naqueles tempos. As filhas solteiras eram mantidas em reclusão, sendo proibidas de estar na companhia do sexo oposto, e conviviam apenas com suas damas de companhia. Amnon não tinha como se encontrar com Tamar para falar-lhe do seu amor e o desapontamento o pertubarva tanto, que ele ficou doente.

    Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi, encontrou-se com Amnom e este contou-lhes sobre os seus desejos. Jonadabe deu conselhos perversos a Amnom sobre como poderia alcançar o que desejava.

    Dois anos mais tarde, na época da tosa das ovelhas, Absalão vingou a sua irmã, usando seus servos para matar Amnom.

    Para Davi todos os acontecimentos em sua família soaram como um golpe cruel. Como ele deve ter-se reprovado por saber que todo o mal que sobreviera à sua família era decorrente de seu erro com Bate-Seba! Ele não podia fazer mais coisa alguma, a não ser reconhecer que estava recebendo a paga pelo seu pecado contra Urias, o heteu, e principalmente, contra Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.