terça-feira, setembro 15, 2009

Paz e Santificação - Juvenis - Lição 12

Introdução

A santificação se realiza em dois tempos: um ato e um processo. No momento em que a pessoa é salva, ela se torna santa. Ela é separada do mundo para Deus. É assim que a Bíblia chama os salvos de "santos" (Rm 1.7; 1 Co 1.1,2). Mas este é apenas um aspecto. Depois, o salvo precisa ser santificado, para se conformar com a vontade de Deus (Rm 12.1-3; 1 Ts .3)

O que é Santificação

As duas palavras usadas na Bíblia para santo, tanto no AT como NT, têm o mesmo significado.

  1. Em hebraico, no AT, a palavra é KADOSH. Esta palavra tem o sentido de "separado".
  2. Em grego, no NT, a palavra é ÁGIOS. Esta palavra também significa "separado".
  3. Mas, ser "santo" não é apenas uma separação pura e simples. Em relação ao salvo, é a separação do mundo e a consagração a Deus. Isto quer dizer que a santificação tem dois aspectos: um que é separação (do mundo) e outro, que é consagração (a Deus). Assim, podemos definir a separação como a operação da graça divina, pela qual o salvo é separado do mundo e da pecaminosidade interior, e consagrado, para uma dedicação total a Deus. Sito quer dizer que se produz um novo relacionamento do homem com Deus. Assim "as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas" (2Co 5.17). Esta separação e consagração a Deus produz no homem um caráter de acordo com este relacionamento com Deus. Forma-se, então, no homem, um caráter santo, semelhante ao de Deus: Sede santos, porque Eu sou santo"(1 Pe 1.16).

A Santificação como processo

Já dissemos que somos feitos santos na conversão. Quando nascemos de novo, somos tornados santos. Mas também dissemos que a nossa santificação precisa ser desenvolvida. Quando a Bíblia diz que devemos desenvolver a nossa salvação, está falando da santificação (Fp 2.12,13)

  1. A santificação é um processo. Este se inicia na conversão e deve prosseguir durante todo o tempo de nossa vida na terra.
    1. Separado para a purificação. Observe o que está escrito em Levítico. Para o sacerdote ser santo, ele precisava ser separado do povo, mas precisava também se purificar. Havia um ritual para isso.
    2. O trato com o pecado. Às vezes é preciso lutar contra o pecado até o sangue (Hb 12.4). Com isso, vamos nos tornando semelhantes a Deus. É um processo que não pode ser descuidado. Se se descuidar, a pessoa pode estacionar, ou até mesmo regredir, em vez de crescer na santificação.
    3. Despir do velho homem. Há certas coisas, como hábitos vícios e pecados, que são características do velho homem. Se vamos ser santificados, temos que nos despir desse velho homem e nos revestir do novo ( Ef 4.22-24; CL 3.9,10). Neste processo, o crente que foi apenas declarado justo, na justificação, se torna realmente justo. Ele, que é considerado santo, semelhante a Deus. Não por justiça praticada por ele, ou por esforço próprio, mas pela graça de Deus.

Como se processa a santificação

  1. A santificação é obra divina, que conta com a colaboração humana. Deus já providenciou todos os meios para a nossa santificação. A morte de Cristo na cruz e as sua ressurreição criaram todas as condições para que nós sejamos santificados.
  2. Não há santificação sem Jesus. Jesus se entregou em sacrifício, para que sejamos santificados
  3. É operação do Espírito Santo. O esforço do Espírito Santo em nos conduzir, em nos guiar, é direcionado à santificação (Rm15.16; 1 Co 6.11). O Espírito Santo e, como tal, Ele nos leva à conformação como o caráter de Deus, que é Santo.
  4. A Palavra de Deus. É através da Palavra de Deus que somos santificados ( Jo 15.3). É por ela que a nossa mente é purificada e renovada (1Pe 1.23).
  5. A nossa santidade é importante. Embora Deus queira a nossa santificação (1 Ts 4.3), cabe a nós querer, através da apropriação dos benefícios do sacrifício de Jesus, da operação do Espírito Santo e da Palavra de Deus, ser santificados.

Conclusão

Há crentes que não crescem em santificação. A inconstância é um dos grandes inimigos da santificação. É preciso não desanimar. Mas é necessário colocar os olhos em Jesus e prosseguir firmes até chegarmos à estatura do varão perfeito.

3 comentários:

  1. Gostei muito de seu blog e já estou seguindo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Irmão Hermes,
    Sinto-me honrado por sua visita.

    Conheci seu blog e também já estou seguindo-o.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. AMEI ESSA EXLICAÇÃO, ME AJUDOU BASTANTE, MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.