terça-feira, setembro 22, 2009

Jesus, o maior dos exemplos – Juvenis – Lição 13

Introdução

Certa vez Jesus exortou os seus discípulos "...Aprendei de mim...". Ao contrário do que muitos ensinam, a ênfase do aprendizado não estava unicamente em seus ensinos, mas em seu caráter: "...porque sou manso e humilde de coração..." Jesus não somente ensinava, mas também fazia (At 1.1). O caráter santo e perfeito de Cristo ensina tanto quanto suas palavras. Ele é o nosso modelo do que dizer, fazer, e acima de tudo, ser: "Eu vos dei o exemplo" (Jo 13.15)

O fruto do Espírito manifestou-se em Cristo perfeito.

No crente isto se dá progressivamente. Jesus é o Santo Filho de Deus (Lc 1.35), que em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hb 4.15). Ele é o Cordeiro Imaculado (1 Pe 1.19), o Justo (1 Pe 3.18) cujos lábios falaram a verdade (1 Pe 2.22). Em sua natureza humana, o Senhor dependia completamente do Espírito (Lc 1.35); na tentação, estava cheio do Espírito (Lc 4.1); foi ungido pelo Espírito (Lc 4.18); fazia a obra do Pai mediante o Espírito (Lc 7.20; Mt 12.28), e se alegrava no Espírito (Lc 10.21). Toda a sua vida terrena expressava um caráter santo e irrepreensível.

Aspectos do Caráter Cristão

    O Sermão do Monte nos apresenta os principais aspectos do caráter cristão. Nele, aprendemos não somente a ética e a moral do Reino dos cérus, mas a essência do caráter de Cristo.

  1. Humildade (Mt 5.3).

    Jesus foi modesto em toda a sua maneira de viver (Mt 11.29). Ele demonstrou sua humildade aos despojar-se de sua glória (Fp 2.6,7); na irrestrita obediência ao Pai (Jo 5.30; 6.39); quando lavou os pés dos discípulos.

  2. Mansidão (Mt 5.5)

    É uma virtude que se opõe à rudez. Nosso Senhor Jesus Cristo sempre foi manso e benigno de coração (2Co 10.1; Mt 11.29)

  3. Fome e sede de justiça (Mt 5.6)

    O Senhor Jesus ordenou aos deus discípulos que priorizassem, acima de todas as coisas, o Reino de Deus e a sua justiça (Mt 6.33).

  4. Misericórdia (Mt 5.7)

    É a compaixão pela necessidade alheia. Jesus foi misericordioso com os homens em sua fraquezas e privações (Mc 5.19; Hb 2.17).

  5. Pacificador (Mt 5.9)

    Fomos conclamados a seguir a paz e, na medida do possível, ter paz com todos os homens (Rm 12.18; 1 Co 7.15; 1Pe 3.11)

Conclusão

As palavras, os atos, enfim, a pessoa de Jesus é o modelo ideal de conduta para a identidade do crente. O discípulo de Cristo deve revestir-se da qualidade santas e justas de seu Mestre (Ef 4.24), com a intenção de cumprir o propósito de Dues, isto é, ser uma extensão do caráter de Cristo em todos os aspectos de sua vida.

2 comentários:

  1. ameei essa liçãão!
    na minha classe eu pedi uma semana antes, que pesquisassem sobre um personagem da bíblia que nos serve de exemplo!
    eles se animaram e gostaram da idéia!
    claro que nenhum deles superou JESUS...
    fiquem na paz do Senhor,
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito deste estudo,me trouxe complemento para minha aula que ministro para adolescentes.
    Está de parabéns o autor do site...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.