quarta-feira, agosto 05, 2009

Benignidade, a Bondade para ajudar

Introdução

A benignidade e a bondade são aspectos tão íntimos do fruto do Espírito Santo que é difícil distingui-los. Quem é bom, também é benigno. Ambas originam-se no amor. Alguém afirmou que a benignidade é amor compassivo; e a bondade, amor atuante em ação.

A Descrição da Benignidade e da Bondade.

A benignidade fundamenta-se no amor.

Em Gálatas 5.22, a palavra benignidade, no original do NT, não significa apenas a qualidade de ser puro e bom, mas também, ser devotado a atos e atitudes bondosas. O termo também expressa ternura, compaixão e brandura.

A bondade é o resultado da benignidade

A bondade é traduzida original, agathousune, e é encontrada apenas quatro vezes na Bíblia (Rm 15.14; Gl 5.22; Ef 5.9; 2 Ts 1.11). Se compararmos com o original do termo benignidade, constataremos que aquela é a prática ou a expressão desta, ou seja, é fazer na prática o que é bom.

Bondade, então, denota serviço ou ministério em favor do próximo, um espírito de generosidade colocado em prática, concernente a servir e a doar. É o resultado natural da benignidade – a manifestação da ternura, compaixão e brandura.

Principios da Benignidade e Bondade

  1. Servir ao próximo. A piedade e a bondade não podem ser dissociadas. Há dois preceitos divinos incluídos aqui: relacionamento com Deus e com o próximo. Podemos ilustrá-los através das seguintes perguntas bíblicas: "Onde estás?"(Gn 3.9) e "Que farei para herdar a vida eterna?" (Lc 10.25). referindo-se ao primeiro preceito e "Onde está [...] teu irmão?" (Gn 4.9) e "E quem é o meu próximo?" (Lc 10.29), aludindo ao segundo.
  2. Generosidade. O homem bom, que serve aos outros, é rico, embora lhe falte bens materiais. Certamente esta era a situação dos cristãos na igreja de Esmirna (Ap 2.9) e na igrejas da Macedônia ( 2Co 8.2,3)
  3. Bondade, justiça e verdade. A relação entre bondade, justiça e verdade revela-nos alguns princípios importantes. Em Efésios 5.9, lemos: "O fruo do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade". A bondade diz respeito à misericórdia, à justiça, à retidão; e a verdade, ao conhecimento.

Exemplos de Benignidade e Bondade

A Bíblia está cheia de exemplos de homens e mulheres que procederam com benignidade e bondade para com seus semelhantes.

  1. Jó. Este servo não foi apenas paciente, mas também um exemplo significativo de benignidade e bondade. (Jó 29.15,17; 31,32).
  2. Davi. É comovente a benignidade imparcial de Davi em favor da casa de seu inimigo, Saul. O salmista demonstrou o mais sublime grau desta virtude, considerando-a como "Beneficiência de Deus"(2Sm 9.1-3)
  3. Jesus. O Mestre demonstrou benignidade até ao final, na cruz. Enquanto estava pendurado na cruz, providenciou alguém para cuidar de sua mãe (Jo 19,26,27), suplicou perdão em favor de seus inimigos (Lc 23.34), e demonstrou, em sua forma mais sublime, o sentido real de ser benigno e misericordioso com os outros ao entregar-se por nós.
  4. Estêvão. Ele foi um exemplo de benignidade. Ao invés de desejar a morte de seus opressores, orou por eles enquanto estava sendo apedrejado até morrer (At 7.59,60)

Conclusão

Como cristãos, devemos refletir o caráter de Cristo através da manifestação do fruto do Espírito produzido em nós. Não somos salvos por meio das boas obras, mas, para prática-las.

Fonte: LBM 1º Trim. de 2005


4 comentários:

  1. muito boa esta explicaçao!vou dar um estudo na minha celula e esta esplicaçao me ajudou muito,pois eu estava a procura da diferença entre bondade e benignidade.graça e paz!

    ResponderExcluir
  2. Today there is still plenty of activity in all the area mines.
    It also happens sometimes that your character will say something silly.
    Gold is a platinum widely adorned and also highly valued
    globally.

    Take a look at my page: mining

    ResponderExcluir
  3. What kind of favorable publicity do you
    think you'd get from a once-a-month letter in your local publication. It stands 2nd position in population around the world. This is also probably one of the easiest forms of advertising, with only an advert designed for a specific box needing to be created. Assuming there is a God and assuming that the Bible is God's word and an historical record of His activities (and you won't hear anything to the contrary in church and from other formal Christian religious organisations) then the standard hype you hear, the standard image projected of God (and son) tends to be 'warm and fuzzy'. The higher the or TC the softer and more lustrous the fabric and the more durable and less prone to shrinkage.

    Feel free to visit my web-site ... egyptian newspapers

    ResponderExcluir
  4. The process is accomplished with just the click of a button.
    Creating your own info or e-letter communication could also be considered.

    Newspaper production is known to be the most lucrative and respected
    industry in the modern age. Kanchan Kumar Vaidya writes about Newspapers , Hindi Samachar , Online
    Hindi news. Newspapers internationally are becoming more than
    ever like a television network providing current breaking news stories.


    my web blog; click here

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.