terça-feira, agosto 25, 2009

Os Crentes e as bênçãos da Salvação

Introdução

João tem o hábito de apresentar seus temas em passagens paralelas, com pequenas variações, e esse é o caso aqui, quando ele contrasta pecado e retidão. Os versículos 4-7 do Capítulo 3 lidam com a natureza do pecado, a incompatibilidade de continuar em pecado enquanto se vive uma vida cristã, e a conclusão prática de que quem pratica a justiça é reto. Mas isso com pequenas variações, também é o tema principal dos versículos 8-10, que lidam (de modo mais específico) com a origem do pecado, a obra de Jesus Cristo ao derrotar o diabo, o fato de o verdadeiro filho de Deus não poder continuar no pecado e a conclusão de que os filhos do diabo são conhecidos pelo pecado.

O que é pecado?

João define o pecado como iniqüidade, e todos os que cometem pecado são culpados dele. A palavra grega traduzida como pecado tem sua origem em "errar o alvo", ou seja, alguém tirando com arco e flecha mira no centro do alvo e erra. No mundo grego, portanto, o pecado era considerado erro de cálculo.

Porém João discorda disso completamente. Para ele, o pecado é uma ofensa grave contra Deus. Significa uma desconsideração intencional e violação de sua lei divina. O pecado é uma afronta direta a Deus, é uma expressão de inimizade e alienação digna da ira de Deus.

Como nos livrar do pecado?

João lembra seus leitores de que pecar é uma característica do diabo. Agora ele também os lembra de que é uma característica de Cristo tirar o pecado.

"Cristo não apenas paga o preço do pecado, como vai além daquilo que a lei requer: ele aceita o pecador junto a si, adotando essa pessoa em sua família como irmão ou irmã."

Donald G. Bloesch.

João não se contradiz quando afirma que os crentes não pecam?

João afirma: "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado" (1 Jo 3:9, SBTB). Mas no primeiro capítulo ele falou com clareza que "se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós" (1 Jo 1:8).

SOLUÇÃO: Em parte alguma João declara que os crentes são imunes ao pecado ou que nunca pecam. Em 1 João 3:9 o verbo está no tempo presente e deveria ser traduzido da seguinte maneira: "Aquele que é nasci do de Deus não peca habitualmente" (R-IBB).

De modo contrário, aquele que habitualmente pratica o pecado não é nascido de Deus. Como Tiago argumentou, a fé verdadeira produzirá boas obras (Tg 2:14ss). Se um porco e um cordeiro caírem num lamaçal, o porco vai querer ficar lá; mas o cordeiro fará de tudo para sair. Tanto o incrédulo como o crente podem cair no mesmo pecado, mas o crente não pode permanecer nele, sentindo-se confortável.

Como nos mantermos longe do pecado?

Para o cristão manter-se longe do pecado é necessário que ele esteja ligado com o Senhor, com uma vida devocional disciplinada.

Oração

A oração faz parte da vida devocional do cristão. É o momento mais excelente, íntimo e particular do crente com Deus no seu dia-a-dia. Orar é o ato de o homem dirigir-se ao seu Criador com os seguintes objetivos: pedir-lhe perdão pelas faltas cometidas; agradecer-lhe pelos favores imerecidos e buscar proteção e uma comunhão mais íntima com Ele.

Meditação na Palavra de Deus

A Bíblia, não deve ser lida como qualquer literatura. Sua leitura deve ser feita com reverência e humildade. É importante que o crente exerça disciplina na leitura diária da Bíblia e que se esforce para que ela seja lida completamente.

Jejum

O jejum é valioso e eficaz recurso espiritual, aliado à oração e utilizado pelo povo de Deus, de modo sistemático, em situações difíceis de suas vidas.

Trabalhar para o Senhor

Trabalhar para Cristo, como a Bíblia requer, significa tributar-lhe toda a nossa afeição e amor.

O serviço cristão é o trabalho amoroso e sacrificial que o cristão consagra ao Senhor, tendo em visa à expansão do Reino de Deus e à edificação do Corpo de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.