Texto Básico: 1 Coríntios 11.23-32
A Ceia do Senhor é uma das cerimônias mais queridas dos crentes. E precisa ser bem compreendida. É também uma das ordenanças que Cristo deixou para sua igreja. Através dos tempos, a igreja tem celebrado a Ceia do Senhor.
A ceia designa uma refeição, geralmente feita à noite. Em alguns lugares se usa essa prática. Em relação à Ceia do Senhor, ela recebe vários nomes:
a. Ceia do Senhor. Esta expressão é usada por Paulo em 1Co 11.20. Do Senhor, porque foi instituída e ordenada pelo Senhor Jesus Cristo.
b. Comunhão. No costume da igreja primitiva, havia uma festa que precedia a Ceia do Senhor, chamada “festa do Ágape”( Ágape, palavra grega, significa amor). Os coríntios levaram a extremos esse costume (1Co11.17-22). Paulo diz que, ao participarmos da Ceia, através dos elementos, estamos revelando a comunhão que temos com o corpo e com sangue do Senhor Jesus (1Co 10.16).
c. Eucaristia. É um termo usado pela igreja católica e por algumas denominações evangélicas. A palavra é a transliteração da que foi traduzida por “deu graças”e significa isso: “dar graças”(Mt 26.7)
A Ceia do Senhor tem um significado importantíssimo para a igreja. Queremos destacar o sentido da Ceia em relação a dois aspectos: Cristo e a Igreja.
A Ceia é constituída de dois elementos: o PÃO e o VINHO. Em relação a Cristo, o pão simboliza o seu corpo. Quando Ele disse: “Tomai, comei, isto é o meu corpo”(Mt 26.26) e “...isto é o meu sangue”(v28). Evidentemente, estava falando de modo figurado, porque ali estava Ele, com o seu corpo e o pão; com o seu sangue, e diante dele, o vinho. O pão é pois, o símbolo do corpo de Cristo e o vinho é o símbolo do sangue de Cristo.
(1) Transubstanciação. É a idéia prevalecente na igreja católica, de que, ao serem abençoados, os elementos se tornam verdadeiramente corpo e sangue de Cristo. Basta observar os elementos após a oração, para ver que não é verdade esta posição.
(2) Consubstanciação. Os adeptos da consubstanciação ensinam que o Corpo de Cristo, na Ceia, está COM o pão, e o sangue de Jesus está COM o vinho.
Os adeptos dessas duas teorias acima tornam a Ceia um sacramento e, nesse caso, ela traria uma graça especial a quem dela participa. A Ceia não é um “meio da graça”, apesar do seu alto significado.
(3) Memorial. Entendemos, pela Palavra de Deus, que á a Ceia MEMORIAL. Ao instituir a Ceia, Jesus disse:”fazei isto em memória de mim”(1Co 11.24,25). A Ceia é em memória do Senhor Jesus e uma celebração da sua morte. (v. 26).
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