domingo, janeiro 25, 2009

A Conquista de JERICÓ

Lições Bíblicas - Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2009
Livro de Josué - As Conquistas e as promessas do povo de Deus.

Para iniciarmos nosso estudo sobre a Lição 5 - A Conquista de Jericó, é necessário que tenhamos um conhecimento prévio sobre esta importante cidade do Vale do Jordão.

JERICÓ

Jericó era uma cidade antiga do lado oeste do Rio Jordão. O nome Jericó pode ser ligado ao nome antigo do deus lua Cananita. O nome Hebreu que se refere a lua, mês, lua nova e Jericó são muito parecidos. Outros associam com as palavras espírito ou cheiro. Eles acham que os aromas agradáveis das frutas e especiarias que cresciam neste oásis tiveram influência ao dar nome ao lugar. O Velho Testamento ocasionalmente a chama de "a cidade das palmeiras" (por exemplo, Deuteronômio 34:3; 1 Crônicas 28:15).

NO VELHO TESTAMENTO

A Jericó do Velho Testamento, é mais conhecida como a primeira cidade tomada pelos Israelitas através do milagre da queda dos muros. Israel passou algum tempo na margem do Rio Jordão, nas planícies de Moab (Números 22:1; 26:3; 63). Lá eles definiram Jericó como o primeiro objetivo militar na conquista. Josué enviou espias para inspecionar a terra e a cidade. Raab, uma prostituta, deixou-os entrar e mais tarde os tirou de lá. Por causa de sua cooperação ela e a sua família foram poupada quando Israel destruiu a cidade (Josué 2:1; 6:1). A queda da cidade em si, se deu depois que os israelitas marcharam em volta dela em silêncio, exceto pelo barulho contínuo das trombetas, um vez ao dia por seis dias e depois sete vezes no sétimo dia. Ai então, quando os sacerdotes tocaram as trombetas, o povo gritou e os muros caíram.
Josué amaldiçoou qualquer um que tentasse reconstruir a cidades de Jericó (Josué 6:26). A maldição se consumou quinhentos anos mais tarde quando Hiel reconstruiu a cidade e seus dois filhos morreram por conta disso (1 Reis 16:34).
Jericó se encontrava no território de Benjamin, porém era na divisa com a parte norte do território de Efraim (Josué 16:1; 7; 18:12,21). A cidade reaparece em diferentes episódios espalhados pelo resto do Velho Testamento. Em 2 Samuel 10:5 (veja também 1 Crônicas 19:5) mandou que seus embaixadores humilhados esperassem lá até que suas barbas tivessem crescido novamente. Servia também como uma espécie de quartel general para Elias e aparentemente era também aonde vivia um grupo de profetas (2 Reis 2:5; compare 1 Samuel 10:5). No tempo de Acaz aconteceu ali o retorno de alguns prisioneiros (2 Crônicas 28:15). Quando Jerusalém caiu em 586 BC, o rei Zedequias, fugiu para um lugar perto de Jericò, mas foi pego pelos Babilônios. As últimas referências a Jericó estão na listagem de censo de Esdras (Esdras 2:34) e Neemias (Neemias 7:36). Homens de Jericó também ajudaram a reconstruir o muro de Jerusalém (Neemias 3:2).

NO NOVO TESTAMENTO

A Jericó do Novo Testamento foi construída por Herodes ela se localizava mais de 1,6 Km para o sul da Jericó do Velho Testamento. É possível entender os episódios em que Jesus curou os homens cegos nas escrituras, quando entendemos que Jesus estava passando pela Jericó antiga (Mateus 20:29; Marcos 10:46) e se aproximando da Jericó de Herodes (Lucas 18:35). Quando Jesus passava por Jericó (Lucas 19:1) ele conheceu e comeu com Zaqueu, um rico coletor de impostos da nova Jericó Romana. A cidade também aparece na parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:30-37).


REGISTROS PÓS-BíBLICOS
Enquanto a Jericó antiga era uma cidade sem grande importância, a Jericó de Herodes era uma cidade linda e de muita importância. Porém até esta cidade desmoronou com o declínio da influência Romana no Oriente Médio. Muito do que sabemos da cidade vem de escrituras de peregrinos. Eles muitas vezes falam sobre coisas que viram e que tem alguma importância bíblica, tais como a árvore aonde Zaqueu subiu. Porém, eles também falam que Jericó era um vilarejo Mulçumano sujo e desgraçado. A cidade era assim até pouco tempo atrás, quando cresceu em tamanho e importância.


Fonte: Bíblia Ilúmina


6 comentários:

  1. Boa tarde!
    ótima matéria!
    Com todo respeito... é importante ressaltar também que era uma cidade habitada por povos que exerciam rituais pagãos e profanos, que iam totalmente contra as leis de Deus e o que era saudável, envolvente até sacrifícios de crianças e adoração aos mortos. Esses também foram os motivos que fizeram com que a cidade se tornasse maldita aos olhos do Senhor, sendo que tudo e todos que alí estavam teria que ser destruido.

    Att,
    Luiz Alberto Barbosa
    Professoor EBD Mocidade
    AD Belém - Setor 8

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, muito bem montado sou auxiliar dos professores na minha igreja gostaríamos de receber este material para a próxima aula e ai avaliar os resultados, acho que esta interativamente importante e teremos umA AVALIAÇÃO dos resusltados se puder nos encaminhe este material para avaliarmos ficareamos gratos, paz do Senhor.

    att,
    Rodrigo Lemes
    1º auxiliar EBD em Rib. Preto
    SP CONTATOS: rodrigoleop@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Luiz,
    Obrigado pela sua visita e pela participação, seus comentários são muito valiosos.
    Grande Abraço e continue nos visitando.

    ResponderExcluir
  4. Seu comentário ficou otímo. Inclusive ajudou-ne bastamte .desde já agradeço

    ResponderExcluir
  5. bom meus amados quero saber se eu posso comer sarapatel ,uma comida tipica do nordeste,sendo ela tem sangue de animal,e se há pecado nisto pois a sagrada escritura diz que não devemos comer sangue de animal. abraços ,graça e paz.

    ResponderExcluir
  6. Paz do senhor, meu nome é Claudio sou administrador do blog http://coracaocomcristo.blogspot.com.br/ e gostei muito do estudo de vocês sobre jericó, me acrescentou muito, que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário.